Você está aqui:

Estágio Supervisionado

DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

A atividade de estágio visa assegurar o contato do formando com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais, promovendo a articulação entre teoria e prática, contribuindo para a consolidação das competências desenvolvidas ao longo do curso, tendo em vista o perfil de profissional. Esse componente curricular exige supervisão sistemática, feita conjuntamente por professor supervisor e por profissional no local do estágio, com base em planos de estágio elaborados em conjunto pelas unidades de ensino e organizações que oferecem estágio.

O estágio supervisionado constitui, portanto, uma atividade prática obrigatória a ser exercida pelo aluno do curso de Engenharia Civil, em situação real de trabalho tanto em projetos de Engenharia como em obras civis, empresas construtoras, empresas de consultoria, instituições e entidades públicas ou privadas.

Na integralização curricular do curso de Engenharia Civil do Campus UFC em Crateús, o estágio será realizado no 9º período, com carga horária de 160 horas. Esta carga horária segue rigorosamente o que recomendam as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia.

As instruções ou regras que norteiam o desenvolvimento da atividade estágio supervisionado são definidas pelo Núcleo Docente Estruturante e submetidas ao colegiado da coordenação do curso, bem como aprovadas pelo Conselho de Campus de Crateús e pela Câmara de Graduação em Fortaleza. Essa normatização constituirá o Manual do Estágio (abaixo listado), seguindo a Lei nº. 11.788/2008, que rege os estágios dos estudantes em âmbito nacional e a Resolução CEPE/UFC nº. 32/2009, a qual dispõe sobre o programa de estágio na universidade.

 

Baixe a documentação relacionada ao estágio supervisionado

 

O Prof. Luis Cândido coordena as ações relacionadas ao estágio supervisionado do curso de Eng. Civil e pode ser consultado. É também o orientador pedagógico que deve ser indicado no Termo de Compromisso, cujas informações necessárias são nome (Luis Felipe Cândido) e SIAPE (3011514). Ele é responsável, também, por verificar os horários, atividades e horas necessárias a conclusão do estágio.

Lembre-se, o estágio supervisionado deverá cumprir 160hs no mínimo, com carga horária diária de no máximo 6hs e 30hs semanais.

Maiores dúvidas enviar e-mail para candido@crateus.ufc.br.

Para consultar as instituições e os profissionais já conveniados, bem como para acompanhar os convênios em tramitação, clique aqui.

Para dúvidas relacionadas aos convênios, encaminhe e-mail para o endereço:

convenios.estagios@ufc.br

Caso a empresa não esteja conveniada você pode proceder com a solicitação junto o setor de estágio da UFC, a partir dos documentos relacionados abaixo:

Links para as certidões (necessárias em todos os casos):

  1. a) Certidão de FGTS
  2. b) Certidão de Tributos Federais
  3. c) Certidão de Débitos Trabalhistas

Obs: Ressaltamos que a impossibilidade de gerar a certidão, comumente, ocorre em razão de duas situações: i) há problemas no “site” da respectiva certidão ou ii) a concedente está em situação de débito com o poder público. Em todo caso, por força da lei 8.666/93, art. 29, III, IV, V, apenas será deferido o convênio das concedentes que consigam emitir as certidões negativas ou positivas com efeitos de negativas, bem como anexarem o restante das documentações exigidas para cada caso (termo de convênio devidamente assinado, procurações porventura necessárias, lei orgânica de município, portarias de nomeação etc). A existência e a apresentação dessa documentação é obrigatória e não há qualquer hipótese de exceção para tal, devendo o assunto de eventual impossibilidade de emissão de certidão ser tratado diretamente com a própria empresa, para que ela possa tomar as devidas providências para a emissão de certidões conforme exigido pela lei.

Para maiores informações sobre estágio e sobre o estágio não obrigatório, consultar o site da Agência de Estágios da UFC: https://estagios.ufc.br/pt/

Coordenação do Curso de Eng. Civil

Prof. Luis Cândido