Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui:

Projetos Integradores

Os Projetos Integradores (PI) do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará Campus de Crateús são disciplinas nas quais grupos de estudantes desenvolvem as competências previstas neste PPC através da realização de projetos para solução de problemas reais de engenharia. 

O Projeto Integrador é uma disciplina de carácter obrigatório. Todos os PI têm carga horária de 64 horas, sendo 48h de extensão e 16h teóricas, e possuem como elemento inovador a extensão curricularizada no seu desenvolvimento. Os componentes curriculares deverão trazer para o aluno o estímulo ao pensamento científico para concepção de produtos e serviços e o desenvolvimento integrado e multidisciplinar de projetos de engenharia como solução de problemas sociais regionais. Em cada PI serão trabalhadas as competências necessárias à atuação no setor por meio de aprendizagem baseada em projetos, integrando os conhecimentos adquiridos até então no curso na solução de problemas reais, sendo, portanto, de caráter extensionista. 

O aprendizado adquirido nas disciplinas está de acordo com o que preconiza as Novas DCNs, no sentido de estimular as atividades que articulem simultaneamente a teoria, a prática e o contexto de aplicação, necessárias para o desenvolvimento das competências, estabelecidas no perfil do egresso, incluindo as ações de extensão. Estes projetos possuem, portanto, nítido caráter extensionista e inovador, que coloca o estudante como protagonista e privilegia a aprendizagem ativa através da integração de conhecimentos interdisciplinares, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia (2019). 

Os temas dos Projetos Integradores I e II deverão ser orientados pelas seguintes Linhas de extensão (Resolução Nº 04/CEPE de 2014, que trata sobre as normas que disciplinam as atividades de extensão da UFC): Desenvolvimento tecnológico, Empreendedorismo, Inovação tecnológica, Questões ambientais e Desenvolvimento regional. O Projeto Integrador I ocorrerá no 6º semestre do curso com uma carga horária de 64h. A disciplina integra os conhecimentos adquiridos até então no curso. O Projeto Integrador II ocorrerá no 8º semestre do curso com uma carga horária de 64h. A disciplina integra os conhecimentos adquiridos nos semestres 7 e 8 do curso. 

O Colegiado do Curso deve colher sugestões de temas junto à sociedade civil, ao poder público e à comunidade acadêmica da UFC.

Cada grupo deverá elaborar um plano de ação no início do semestre que conta com elementos que possam caracterizar o projeto e permitir a análise de sua viabilidade. Ao final do semestre, cada grupo deverá entregar um relatório e realizar uma apresentação sobre os resultados encontrados. O desenvolvimento dos projetos integradores será acompanhado e auxiliado pelo professor da disciplina com o apoio dos professores das outras disciplinas com temáticas envolvidas nos projetos. A avaliação final da execução do projeto caberá ao professor da disciplina. 

O Manual do Projeto Integrador conta com a descrição detalhada dos procedimentos e atribuições de cada agente no desenvolvimento dos PI, a saber: professor da disciplina, coordenação do curso, aluno, docentes das disciplinas envolvidas nos projetos integradores.

Manual de projetos integradores