TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Projeto Final de Curso (2024.1)

O PFC é um componente curricular obrigatório do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Crateús e tem como objetivo desenvolver a capacidade de elaboração de trabalhos de Engenharia Civil, fomentando a capacidade de análise e de interpretação crítica da realidade estudada. O aluno deve, portanto, demonstrar sua capacidade de articulação das competências inerentes à formação do engenheiro civil, de acordo com o PPC do curso. Tais como: realizar pesquisas em ambientes laboratoriais e em campo (instituições públicas ou empresas privadas); resolver problemas de engenharia; desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias; ser reflexivo, crítico e criativo; e, estruturar e redigir de forma normatizada um texto científico.

O PFC consiste em um trabalho individual, orientado na modalidade de artigo científico ou monografia, em que o aluno deverá desenvolver habilidades de escrita, de
pesquisa e de comunicação, a partir do conjunto de conhecimentos adquiridos e aprendidos ao longo do curso, relacionando-os com qualquer área da Engenharia Civil. Dessa forma, o curso de Engenharia Civil de Crateús contará o componente curricular de Projeto Final de Curso I (PFC I) e Projeto Final de Curso II (PFC II), ambos a serem ofertadas em regime semestral no 9º e 10º períodos, respectivamente, com uma carga horária de 32 horas em cada atividade, totalizando 64 horas de PFC. A atividade de PFC I é pré- requisito da atividade de PFC II e possui como pré-requisitos as disciplinas de Saneamento II, Avaliação e reabilitação de pavimentos e Estruturas de concreto II.

Manual de PFC

Trabalho de Conclusão de Curso (2019.2)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva capacitar os alunos na elaboração e apresentação de um trabalho acadêmico produzido a partir da interrelação de conhecimentos vistos durante o curso, seguindo normas técnicas relativas à formatação do documento, às referências bibliográficas e às citações.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia, o TCC é atividade obrigatória de final de curso, como atividade de síntese e integração do conhecimento. Dessa forma, o curso de Engenharia Civil de Crateús contará o componente curricular de Projeto de Graduação I e Projeto de Graduação II, ambos a serem ofertadas em regime semestral no 9º e 10º períodos, respectivamente, com uma carga horária de 32 horas em cada atividade, totalizando 64 horas de TCC e possui como pré-requisitos as disciplinas CRT017 – Análise de Estruturas II, CRT009 – Saneamento II E CRT0117 – Operações de Sistemas de Transportes.

Regulamento PG
ANEXO I – Formulário de orientação
ANEXO II – Termo de confirmação de orientação
ANEXO III – Termo de mudança de orientação