O curso de Engenharia Civil configura-se como Bacharelado, na modalidade de ensino presencial, com oferta anual de 50 vagas, duração ideal de 10 semestres/5 anos, e máxima de 15 semestres/7 anos e meio, e atividades previstas para os turnos da manhã e da tarde, caracterizando-se, portanto, como integral, haja vista que de acordo com a Portaria Normativa MEC nº. 40, publicada em de 12 de dezembro de 2007, republicada em 2010, os cursos de graduação são de turno integral, caso a oferta de suas disciplinas e atividades sejam inteira ou parcialmente em mais de um turno (manhã e tarde, manhã e noite, ou tarde e noite) exigindo a disponibilidade do estudante por mais de 6 horas diárias durante a maior parte da semana.
O engenheiro civil pode atuar em construtoras, indústrias e escritórios de construção civil. Além de edificar obras, pode atuar em bancos de desenvolvimento e investimento, em empresas de informática e até mesmo em funções administrativas, em cargos de gestão.
São campos em ascensão: as especializações em segurança, proteção e restauração.
Outros campos promissores são a manutenção, o controle de qualidade, o transporte, a geotecnia, a hidráulica e saneamento e o de projetos e estruturas.
Há oportunidades ainda em estatais, em indústrias automobilísticas e aeronáuticas.