As atividades de extensão visam viabilizar trocas educativas, culturais e científicas com a Sociedade. Conforme o Art. 7º da Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, “São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante, nos termos desta Resolução, e conforme normas institucionais próprias.”
Na UFC, segundo a Resolução nº. 06/CEPE, de 19 de setembro de 1989, são consideradas atividades de Extensão: “os serviços, as atividades de ensino e cultura desenvolvidas pelas Casas de Cultura Estrangeira e pelo Curso de Esperanto, a educação continuada, os eventos artísticos, as ações culturais, científicas e tecnológicas que expressem relação entre Universidade e Sociedade, como consequência da articulação Ensino e Pesquisa”.
Ainda de acordo com a Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, em seu Art. 8º “As atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos político pedagógicos dos cursos, se inserem nas seguintes modalidades: I – programas; II – projetos; III – cursos e oficinas; IV – eventos; V – prestação de serviços.
Até 2019 nós já executamos 26 ações extensionistas que envolveram 14 docentes e 29 discentes nas mais variadas temáticas e de modo interdisciplinar.
Conheça nossas ações de extensão.
2019: 9 ações, 9 docentes e 9 discentes.
Nome da ação | Orientador(a) | Bolsista(s) |
Análise da qualidade microbiologica e físico-química da água de sistemas coletivos de abastecimento da cidade de Crateús | Luisa Gardenia Alves Tomé Farias | Isabel Teresa de Sousa Silva (EA) |
Análise probabilística de estabilidade de taludes de barragens de terra no estado do Ceará | Carla Beatriz Costa de Araújo | Antonio Edimar dos Santos Júnior (EC) |
Controle de estoque: uma proposta de gerenciamento para laboratório didático de química | Italo Mendes Ribeiro | Yuri Cristian Pedrosa de Oliveira (SI) |
Ensino de programação de computadores para alunos de escolas públicas | Livio Antônio Melo Freire | Francisco David Nascimento Sousa (CC – até julho) |
Garotas Tech dos sertões de Crateús | Lisieux Marie Marinho Dos Santos Andrade | Ariádna Maria Carreiro de Miranda (SI) |
Grupo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Agroecologia (GEPIA): discutindo a barragem de fronteiras | Luana Viana Costa e Silva | Sigrid Machado Bindá (EA) |
Investigação de crimes contra o meio ambiente: uma ferramenta pedagógica na formação do engenheiro | Janaina Lopes Leitinho | Emanuel Andrade Alves Rosendo (EA) |
Melhoria, qualidade e produtividade na construção civil de Crateús-CE | Luis Felipe Cândido | Thaynara Soares Oliveira (EC) |
PROHABITA – escritório de tecnologia social de Crateús | Leandro Soares Moreira | José Jerônimo de Carvalho Neto (EC) |
2018: 10 ações, 7 docentes e 10 discentes.
Nome da ação | Orientador(a) | Bolsista(s) |
Análise da qualidade microbiologica e físico-química da água de sistemas coletivos de abastecimento da cidade de Crateús | Luisa Gardenia Alves Tomé Farias | Isabel Teresa de Sousa Silva (EA) |
Ensino de programação de computadores para alunos de escolas públicas | Livio Antonio Melo Freire | Wellington Soares Araújo (CC) |
Estudo das propriedades da fibra de coco e da casca do juazeiro no tratamento de efluentes residenciais da cidade de Crateús | Luisa Gardenia Alves Tomé Farias | Jenilson Rodrigues Pereira (EA) |
Gestão de resíduos químicos do laboratório de ensino de química da universidade federal do Ceará – campus Crateús: um caminho rumo a sustentabilidade. | Janaina Lopes Leitinho | Hillary Silverio de Azevedo (EA) |
Grupo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Agroecologia – GEPIA: discutindo a barragem de fronteiras | Luana Viana Costa e Silva | Monalisa Elias de França (EA) |
Investigação de crimes contra o meio ambiente: uma ferramenta pedagógica na formação do engenheiro | Janaina Lopes Leitinho | Emanuel Andrade Alves Rosendo (EA) |
Núcleo de Práticas em Desenvolvimento de Sistemas (NPDS) | André Meireles de Andrade | Igor Claudino de França Costa (SI) |
Núcleo de Práticas Tecnológicas e Sociais (NUPITECS) | Jorge Luis Santos Ferreira | Antonio Edimar dos Santos Júnior (EC) |
Programarte: ensino de programação através do desenvolvimento de jogos | Filipe Fernandes dos Santos Brasil de Matos | Darlan Mota de Souza (EM) |
Tratamento de resíduos orgânicos em biodigestor anaeróbio utilizando águas cinzas e esterco ovino/caprino | Luana Viana Costa e Silva | Francisco Matheus Teixeira da Silva (EA) |
2017: 9 ações, 6 docentes e 9 discentes.
Nome da ação | Orientador(a) | Bolsista(s) |
Análise da qualidade microbiologica e físico-química da água de sistemas coletivos de abastecimento da cidade de Crateús | Luisa Gardenia Alves Tomé Farias | Isabel Teresa de Sousa Silva (EA) |
Controle de estoque: uma proposta de gerenciamento para o laboratório didático de química | Janaina Lopes Leitinho | Darlan Mota de Souza (EM) |
Ensino de programação para alunos de escolas públicas | Livio Antonio Melo Freire | Francisco Mardônio Vieira Filho (SI) |
Estudo das propriedades da fibra de coco e da casca do juazeiro no tratamento de efluentes residenciais da cidade de Crateús | Luisa Gardenia Alves Tomé Farias | Douglas de Carvalho Ribeiro (EC) |
Estudo de viabilidade da destilação solar para dessalinizar água no sertão de Crateús | Sandro Vagner de Lima | Marcela Verícimo do Nascimento (EA) |
Grupo de Aplicação em Internet das Coisas | André Meireles de Andrade | Paulo Henrique Sousa de Araújo (CC) |
Investigação de crimes contra o meio ambiente: uma ferramenta pedagógica na formação do engenheiro | Janaina Lopes Leitinho | Luan Sales Silva (EA) |
Minequery: aplicativo para consulta de informações minerais | Sebastião Rodrigo Cortez de Souza | Thalia Lopes de Sousa (EM) |
Núcleo de prática em desenvolvimento de sistemas | André Meireles De Andrade | Bruno Teixeira de Sousa (CC) |
2016: 5 ações, 3 docentes e 5 discentes.
Nome da ação | Orientador(a) | Bolsista(s) | |
Análise da qualidade microbiologica e físico-química da água de sistemas coletivos de abastecimento da cidade de Crateús | Luisa Gardenia Alves Tomé Farias | Emilly de Oliveira Gomes (EA) | |
Desenvolvimento de um sistema de informação georrefenciado web com uso de tecnologias livres para o mapeamento urbanísitico e ambiental de Crateús | Bruno de Castro Honorato Silva | Elaine do Rocio Padilha (EM) | |
Ensino de programação de computadores para alunos de escolas públicas | Livio Antonio Melo Freire | Jonas de Castro Gomes (SI) | |
Nucleo de prática em desenvolvimento de software | Livio Antonio Melo Freire | Bruno Teixeira de Sousa (CC) | |
Tratamento de resíduos sólidos orgânicos do restaurante universitário de Crateús em biodigestor anaeróbio | Luisa Gardenia Alves Tomé Farias | Antônio Presciliano de Saboia Neto (EA) |
2015: 2 ações, 2 docentes e 3 discentes.
Nome da ação | Orientador(a) | Bolsista(s) |
Análise da qualidade microbiologica e físico-química da água de sistemas coletivos de abastecimento da cidade de Crateús | Luisa Gardenia Alves Tomé Farias | Francisco Alisson da Silva Torquato e Maria Elainy Bernardino Carvalho (EA) |
Nucleo de prática em desenvolvimento de software | Livio Antonio Melo Freire | Rafael Andrade Pereira (CC) |