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Matrícula

A seguir é explicado como o aluno procede para realizar matrícula nas disciplinas do curso.

É importante estar atento aos períodos de matrícula da UFC presentes no calendário acadêmico e também divulgados pela coordenação nas redes sociais dos cursos:

Ciência da Computação: Instagram e Facebook.

Sistemas de Informação: Instagram e Facebook.

A partir do segundo semestre do curso

No primeiro semestre, os alunos são matriculados automaticamente nas disciplinas. Porém, a partir do segundo semestre, o discente deve solicitar a matrícula nas disciplinas que planeja cursar no semestre. A solicitação é realizada pelo SIGAA, durante o período de matrícula, que é informado no calendário acadêmico da UFC e divulgado na página do campus e nas redes sociais do curso de SI.

Importante! O aluno deve estar atento ao período de matrícula, pois caso o perca, e não se matricule em alguma disciplina, o discente pode perder o vínculo com a universidade e perder a matrícula na UFC.

A lista das disciplinas em cada semestre é divulgada na página de ofertas do curso.

A matrícula nas disciplinas de Projeto Integrador, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado é diferente das demais, e a forma de matrícula é explicada a seguir.

 

Matrícula em Projeto Integrador (I, II, III ou IV)

Para se matricular nas disciplinas de Projeto Integrador I, II, III ou IV (PI I, PI II, PI III ou PI IV), é necessário que o aluno tenha os co-requisitos, e a solicitação é realizada diretamente pelo SIGAA.

Não é necessário estar aprovado na disciplina de Projeto Integrador anterior para se matricular na próxima. Como por exemplo, não é necessário estar aprovado em PI I para se matricular em PI II.

 

Matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso I ou II (TCC I ou TCC II)

O aluno deve primeiramente procurar um professor dos cursos de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação, e informar ao professor a área de interesse e o que deseja estudar no TCC. Na página dos professores do campus, existe também um link para o currículo Lattes de cada professor. No currículo Lattes você encontrará nas seções áreas de atuação e linhas de pesquisa do professor.

Caso o professor aceite lhe orientar, peça ao professor que envie o termo de orientação de TCC assinado, para o email da coordenação (si@crateus.ufc.br), até a segunda semana de aula. Depois de análise, a coordenação lhe matriculará na disciplina de TCC I ou TCC II.

O discente deve ser aprovado em TCC I para se matricular em TCC II.

Mais detalhes sobre TCC estão no Regulamento de TCC.

Importante! Apesar das disciplinas de TCC I e TCC II não possuírem pré-requisitos, elas devem ser cursadas nos últimos semestres do curso, pois necessitam do conhecimento de várias disciplinas para sua conclusão. Assim, não procure um professor para lhe orientar no TCC, quando ainda lhe faltam várias disciplinas do 5º ou do 6º semestre por exemplo, pois elas podem ser imprescindíveis e fundamentais para a realização do TCC.

 

Matrícula em Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica (PPCT)

A matrícula na disciplina de PPCT é realizada pela coordenação durante o período de matrícula irrestrita. A coordenação matrícula em PPCT os alunos, cujos os orientadores de TCC I enviaram o termo de orientação assinado para a coordenação até a segunda semana de aula.

 

Creditação de Horas Complementares

Para conclusão da atividade de Horas Complementares (HC), o discente solicitará à coordenação pelo SIGAA, a análise de atividades realizadas, onde cada atividade creditará uma quantidade de horas, de acordo com o Regulamento de Atividades Complementares.

Não é mais necessário estar matriculado, solicitar a matrícula na atividade de Horas Complementares ou estar próximo ao final do curso para solicitar creditação de HC.

A solicitação de análise de atividades para creditação de HC é feita pelo SIGAA acessando o menu:

"Atividades Complementares e Extensão" 🡺 "Solicitação de Creditação de Horas".

Na tela aberta ao clicar no menu são exibidos

• um botão para solicitação de análise de HC;

• a lista das atividades enviadas pelo discente, mostrando o status de atividades que já foram analisadas pela coordenação ou pendentes de análise e

• uma tabela mostrando a carga horária de extensão e complementar exigidas pelo curso, submetidas pelo aluno, aprovadas pela coordenação, integralizadas (ou seja, já adicionadas ao histórico) e horas pendentes.

Ao clicar no botão para solicitação de análise de HC, uma tela será mostrada e o discente preencherá as informações pedidas, incluindo o documento que comprove a atividade, para então confirmar o envio para análise da coordenação.

Importante! Após aprovação (deferimento) das atividades pela coordenação, o discente precisa integralizar as horas aprovadas para que sejam inseridas no histórico escolar. Para integralizar as horas, o discente deve clicar no botão em forma de seta do lado direito da tabela que lista as horas do discente.

 

 

Creditação de Horas de Extensão

O processo de creditação das horas de extensão é semelhante a creditação de Horas Complementares, com exceção que o discente escolhe dentre a lista de projetos de extensão que participa ou participou, qual projeto deseja creditar, para então preencher algumas informações e em seguida enviar para análise da coordenação.

 

 

Matrícula em Estágio Supervisionado I ou II

As atividades realizadas pelo aluno para serem aproveitadas Estágio Supervisionado, necessitam ter relação com as disciplinas do curso.

O aluno deve ser aprovado em Estágio Supervisionado I para se matricular em Estágio Supervisionado II.

A coordenação não pode assinar o contrato de estágio sem aprovação da agência de estágios da UFC, mesmo que o prazo para assinatura esteja curto.

Para realizar a matrícula em Estágio Supervisionado I ou II, o aluno deve:

1º - solicitar a matrícula na disciplina Estágio Supervisionado I ou Estágio Supervisionado II pelo SIGAA, durante o período de matrícula;

2º - preencher  o plano de trabalho e pedir assinatura do professor orientador e do seu supervisor na empresa. Verifique o seu professor orientador de acordo com atividade que deseja aproveitar como Estágio supervisionado:

• Projeto de pesquisa: professor orientador é o responsável pelo projeto;

• NPDS, Estágio ou Emprego: o professor orientador é o prof. Almada;

Modelo do plano de trabalho: .docx, .odt e Latex.

3º - obter um comprovante de vínculo com a empresa ou instituição de acordo com o tipo de atividade:

• Projeto de pesquisa: declaração do responsável pelo projeto ou pela pagadora da sua bolsa, informando que você realiza atividades no projeto;

• Estágio: termo de compromisso assinado pela agência de estágios da UFC, obtido após aprovação do estágio pela agência de estágios da UFC. O discente solicita o termo de compromisso pelo SIGAA, de acordo com o tutorial de submissão de estágio. A empresa a qual realiza estágio deve ter convênio com a agência de estágios da UFC, se a empresa não for conveniada, na página da agência de estágios da UFC explica o processo para que a empresa estabeleça o convênio;

• Emprego: cópia da carteira de trabalho, cópia do contrato de trabalho ou declaração da empresa informando seu vínculo com a empresa. Não existe um modelo de declaração apenas, todo modelo de declaração de cada empresa é aceito;

4º - enviar email para a coordenadora de estágio, que é a professora Lisieux (lisieuxandrade@ufc.br), com plano de trabalho e comprovante de vínculo, ambos documentos devidamente preenchidos e com todas as assinaturas necessárias, até a segunda semana de aula. Caso os documentos sejam entregues em versão digital, as assinaturas devem ser eletrônicas. Deve ser usado algum serviço de assinatura eletrônica como gov.br, zapsign, autentique, etc. A foto da assinatura não é mais aceita como assinatura pela UFC.

Após análise da documentação pela coordenação e orientador de estágio, a coordenação realizará a matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado I ou II.

Ao final do período deve ser feita uma apresentação com slides e entregue o relatório final em PDF. Os alunos que submeteram estágio pelo SIGAA, devem enviar o relatório final pelo SIGAA conforme o tutorial de preenchimento do relatório de estágio.

Modelo de relatório final: .docx, .odt e Latex.

Caso tenha um supervisor, ao final do período de estágio também deve entregar o formulário de avaliação do estágio, devidamente preenchido e assinado.

 

 

Para mais informações, acesse o Regulamento de Estágio Supervisionado. Qualquer caso omisso será avaliado pelo professor coordenador de estágio juntamente com a coordenação do curso.