Você está aqui:

Assistência Estudantil

Composta por uma Comissão designada anualmente através de portaria pela Direção do Campus, a Assistência Estudantil do Campus de Crateús, junto com o apoio da Divisão de Apoio Educacional, tem como objetivo auxiliar a permanência e o acolhimento dos discentes dos cursos de graduação a fim de proporcionar-lhes melhores condições para o desempenho acadêmico e, consequentemente, reduzir os índices de evasão e de retenção. Através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), busca-se a construção da cidadania e a criação de oportunidades junto ao seguimento discente da comunidade universitária da UFC em Crateús. Conforme validado pela da Resolução no 08/CEPE, de 26 de abril de 2013, são desenvolvidos os seguintes programas no Campus de Crateús:

Ajuda de custo: tem como finalidade conceder ajuda de custo aos estudantes dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) nos seguintes casos:

- Que desejam participar em eventos de natureza acadêmica, artística ou de movimentos estudantis.
- Que representam o Diretório Central dos Estudantes (DCE), os Centros Acadêmicos (CA’s) e as Associações Atléticas na participação em eventos do movimento estudantil, com representação de delegações e na promoção de eventos acadêmicos, políticos, artísticos e esportivos.
- Que representam as seleções esportivas da Universidade Federal do Ceará em competições, locais, regionais, nacionais e internacionais.

Auxílio-Creche: busca disponibilizar ajuda financeira aos estudantes de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada.

Auxílio Emergencial: objetiva ajudar financeiramente estudantes de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que não tenham sido alcançados por nenhuma das outras ações de apoio financeiro disponíveis na Universidade Federal do Ceará ou pagas com recursos do Governo Federal.

Auxílio–Moradia: possui como propósito contribuir com a permanência dos estudantes, prioritariamente dos campi do interior, que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada.

Bolsa de Iniciação Acadêmica: tem como intuito contribuir para que estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, possam permanecer na instituição.

Isenção do Restaurante Universitário: visa garantir alimentação gratuita àqueles estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, com o intuito de minimizar os efeitos das desigualdades sociais na permanência dos mesmos na Universidade.

Ademais, os servidores atuantes na Comissão de Assistência, efetua(m) o acolhimento de demandas espontâneas dos discentes encaminhando-as para as respectivas áreas.