Atualização: 21/11/2023 às 14:42

Solenidade de entrega dos certificados dos Melhores Trabalhos dos Encontros Universitários 2023 na UFC Crateús

No dia 14 de novembro, o campus da UFC em Crateús foi palco de uma solenidade importante: a entrega de certificados dos melhores trabalhos apresentados durante os Encontros Universitários 2023. A cerimônia, realizada no auditório do campus, homenageou os estudantes e suas contribuições excepcionais em diversas áreas do conhecimento.

Foto com o público | Foto: Leonardo Santos/Núcleo de Comunicação

DESTAQUE NOS TRABALHOS CIENTÍFICOS - Os Encontros Universitários 2023, que ocorreram nos dias 08 a 10 de novembro, reuniram uma variedade de pesquisas e projetos nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias, Computação, Tecnologia da Informação, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Práticas e Políticas Educacionais, além de Métodos Alternativos de Ensino.

Na área de "Ciências Exatas, Engenharias e suas Aplicações", o trabalho "Intensivão de Revit: introdução ao uso de programas BIM para acadêmicos de engenharia" de Robson Azevedo Marques Martins recebeu destaque na modalidade "Apresentação Oral". Já na modalidade "Pôster", Mateus Ferreira da Silva foi reconhecido pelo trabalho "Métodos numéricos aplicados à mecânica dos fluidos".

Em "Computação e Tecnologia da Informação", Luiz Zairo Bastos Viana foi homenageado na modalidade "Apresentação Oral" com o projeto "Modelo de detecção de evasão fiscal em empresas de serviços: Um estudo em Fortaleza". Na categoria "Pitch", Maria Beatriz Rodrigues Martins impressionou com o tema "Estudo inicial: Estereótipos de gênero impacta no aprendizado da programação?". Além disso, Aurea Taissa Sá Lima recebeu reconhecimento na modalidade "Pôster" com o trabalho "Relato de gamificação na disciplina de sistemas operacionais".

A área de "Meio Ambiente e Sustentabilidade" destacou o estudo "Análise da influência das águas de drenagem urbana do município de Crateús na poluição do rio Poti" de Carmina Maria Gomes de Araújo na modalidade "Apresentação Oral". Na modalidade "Pôster", José Kerlly Soares de Araújo foi reconhecido pelo projeto "Análise de viabilidade de ativação da estação de tratamento de esgoto na UFC Campus de Crateús".

Em "Práticas e Políticas Educacionais", os trabalhos "Avaliação comparativa da efetividade das ações de divulgação das monitorias do campus da UFC em Crateús" de Jose Luis Braga Oliveira (Apresentação Oral), "Tutoria especial em acessibilidade com estudantes surdos: um relato de experiência no campus de Crateús" de Maria Clara Pereira de Sousa (Pitch), e "Projeto de tutoria acadêmica: intervenção sobre taxa de evasão no ensino superior" de Anna Iwiny Alves Andrade (Pôster) foram reconhecidos.

Na área de "Métodos Alternativos de Ensino", Bruno Anchieta Viana recebeu destaque na modalidade "Apresentação Oral" com o trabalho "Monitoria em mineralogia e petrografia: Ferramenta de apoio educacional na graduação em engenharia de minas".

O EVENTO E A IMPORT NCIA DA PREMIAÇÃO - Os trabalhos premiados foram selecionados entre as apresentações realizadas nos dias 08 a 10 de novembro nos Encontros Universitários 2023 da UFC Crateús, considerando a área e a modalidade de apresentação. A solenidade de entrega dos certificados foi conduzida pelo diretor do campus, Prof. Sandro Vagner, e seu vice, Prof. Diones Oliveira. A iniciativa teve como objetivo homenagear e reconhecer a dedicação e excelência dos estudantes nas diferentes áreas acadêmicas, promovendo a valorização da pesquisa e do conhecimento científico.

A solenidade de premiação dos melhores trabalhos dos Encontros Universitários 2023 na UFC Crateús não apenas celebrou as conquistas individuais, mas também ressaltou o papel fundamental da pesquisa e da educação superior na construção de um futuro promissor.

1 / 5
Público no auditório | Foto: Leonardo Santos/Núcleo de Comunicação
2 / 5
Abertura da solenidade | Foto: Leonardo Santos/Núcleo de Comunicação