Atualização: 08/12/2023 às 10:11

Semana do Livro e da Biblioteca Celebrada com Sucesso no Campus da UFC em Crateús

O evento ofereceu uma variedade de atividades, incluindo palestras sobre escrita científica e inteligência artificial, uma sessão de cinema diversificada e uma animada gincana, reforçando a ideia de que as bibliotecas são importantes espaços de leitura e transformação social.

Plateia da palestra do professor Dr.Expedito Wellington Chaves Costa | Foto: Leonardo Santos /Núcleo de Comunicação

A Biblioteca do Campus da UFC em Crateús encerrou com sucesso a 5ª Semana do Livro e da Biblioteca, um evento anual que promove a importância da leitura, conhecimento e cultura. Este ano, o tema escolhido foi "Biblioteca Lugar de Tudo", destacando o papel multifacetado desse espaço na promoção do acesso ao conhecimento, diversidade e desenvolvimento humano.

Durante os dias 25 e 26 de outubro, o Campus da UFC em Crateús foi palco de atividades que envolveram estudantes, professores e a comunidade local. As atividades realizadas durante o evento incluíram:

• Escrita Científica: uma Competência a Desenvolver, com Leitura e Pensamento Crítico:

O professor Dr. Expedito Wellington Chaves Costa, do IFCE - Crateús, compartilhou valiosos insights sobre a escrita científica e a importância do pensamento crítico no processo de produção acadêmica.

• Sessão Dupla de Cinema:

O evento também contou com uma sessão dupla de cinema, apresentando o curta "Pop Ritual", dirigido pelo cearense Mozart Freire, e o filme "Barbie" de Greta Gerwig, proporcionando aos participantes uma experiência cinematográfica diversificada.

• Gincana Liga Pokémon do Sertão dos Crateús:

Uma gincana animada, intitulada "Liga Pokémon do Sertão dos Crateús", levou os participantes a uma jornada de diversão e desafios, explorando o mundo dos famosos monstrinhos de bolso.

• Palestra Online "O Uso das Inteligências Artificiais no Meio Acadêmico:

O professor Me. Carlos Victor de Oliveira, do IFRJ, transmitiu uma palestra online sobre o uso das inteligências artificiais no meio acadêmico. O evento, transmitido no canal do YouTube Plurissaberes, trouxe conhecimento atual sobre essa tecnologia em constante evolução.

A 5ª Semana do Livro e da Biblioteca demonstrou mais uma vez o compromisso da Biblioteca do Campus da UFC em Crateús com a promoção da educação, cultura e diversidade. O evento destacou o papel vital das bibliotecas como espaços de infinitas possibilidades, conectando pessoas com o conhecimento e a imaginação.

1 / 5
Francisca Liliana Martins de Sousa, Bibliotecária | Foto: Leonardo Santos /Núcleo de Comunicação
2 / 5
Professor Dr. Expedito Wellington Chaves Costa | Foto: Leonardo Santos/Núcleo de Comunicação