Atualização: 10/07/2023 às 16:00

Projeto de Extensão da UFC em Crateús contribui para aprimorar habilidades em programação para competição nacional

Alunos do projeto com o Professor Rennan

O projeto de extensão "Incentivo à Olimpíada Brasileira de Informática em Crateús (OBI)" está em andamento, oferecendo suporte aos estudantes locais que desejam participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), competição nacional. Sob a coordenação do Prof. Rennan Dantas, a equipe do projeto, composta pelo aluno de Ciência da Computação Zairo Viana, o professor Adeílson Aragão, o aluno Victor Mesquita, busca estimular habilidades como criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas. São realizadas atividades preparatórias, incluindo aulas ministradas por Zairo Viana, nas quais são discutidos problemas anteriores da OBI. As soluções e comentários são disponibilizados em um diretório do GitHub para os participantes.

O projeto teve início em 2019, ainda sob a coordenação do prof. Arnaldo Barreto,  e em 2022 passou a ser coordenado pelo Prof. Rennan Dantas, o mesmo tem incentivado a participação dos alunos na OBI. A primeira fase da competição foi realizada localmente, no campus de Crateús e na EEEP Manoel Mano. Atualmente, o projeto é executado nos laboratórios de informática da UFC em Crateús e da EEEP Manoel Mano.

As aulas preparatórias ministradas por Zairo Viana, oferecem aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades em programação e resolução de problemas, promovendo a discussão e a troca de conhecimentos. O objetivo principal é preparar os participantes para a competição, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências como autonomia, pensamento sistêmico e trabalho em equipe.

A prova da Olimpíada Brasileira de Informática ocorreu recentemente, em 01/06, e os resultados oficiais foram divulgados em 19/06. Onde três alunos do Campus da UFC em Crateús foram selecionados na modalidade nível Sênior. Além disso, 9 alunos da escola EEEP Manoel Mano também foram selecionados na modalidade nível 2. O projeto continua suas atividades regulares, buscando fortalecer o conhecimento e preparação dos estudantes para as próximas provas e futuras edições da OBI.