Atualização: 07/11/2023 às 20:46

Presidente da FUNCAP Reforça Compromisso com Desenvolvimento Regional em Visita ao Campus de Crateús da UFC

Em sua visita ao Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará, o Presidente da FUNCAP, Prof. Raimundo Costa Filho, enfatizou sua missão de impulsionar o progresso regional por meio da promoção ativa da pesquisa e inovação”.

Prof. Raimundo Costa Filho | Foto: Leonardo Santos /Núcleo de Comunicação

O Presidente da Fundação Cearense para Desenvolvimento da Pesquisa e Inovação no Estado do Ceará (FUNCAP), Prof. Raimundo Costa Filho, realizou uma visita ao Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará no dia 07 de novembro de 2023. Sua visita teve o propósito de estabelecer laços mais estreitos com a comunidade acadêmica e discutir formas de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico na região.

A agenda da visita do Prof. Raimundo Costa incluiu duas atividades principais. Às 13h, ele participou do 10º Fórum de Inovação e Tecnologia (FIT) e da Semana das Engenharias. Neste evento, o presidente proferiu uma palestra intitulada "Fomentando a Pesquisa Científica e Tecnológica como Pilar do Desenvolvimento Regional". Sua palestra abordou a importância da pesquisa e inovação para impulsionar o desenvolvimento local.

Posteriormente, às 16h30, o Prof. Raimundo Costa participou de um debate cujo tema foi "Interiorização da Pesquisa e Inovação: Desafios e Oportunidades". O debate ocorreu na sala de videoconferência do Campus de Crateús e contou com a presença de membros da comunidade acadêmica e representantes da FUNCAP. Durante a discussão, foram abordadas questões relacionadas ao financiamento de pesquisas e à promoção da pesquisa científica em áreas menos desenvolvidas do estado.

Em seu depoimento durante o evento, o presidente destacou o papel fundamental da FUNCAP no fomento à pesquisa científica e tecnológica. Ele enfatizou que programas como o PBI (Programa de Bolsas de Iniciação Científica) têm sido eficazes em transformar a realidade no interior do estado, fornecendo recursos para pesquisadores adquirirem equipamentos e oferecerem bolsas de iniciação científica. O Prof. Raimundo Costa ressaltou que qualquer forma de fomento direcionada ao interior do estado é uma maneira crucial de promover o desenvolvimento regional.

A visita do Presidente da FUNCAP ao Campus de Crateús proporcionou uma oportunidade valiosa para estabelecer um diálogo construtivo sobre as estratégias de apoio à pesquisa e inovação, visando impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico na região e em todo o estado do Ceará.

1 / 5
Prof. Raimundo Costa Filho | Foto: Leonardo Santos /Núcleo de Comunicação
2 / 5
Interação com o público | Foto: Leonardo Santos/Núcleo de Comunicação