Atualização: 14/06/2023 às 09:22

Pesquisadores do Campus de Crateús têm artigo premiado em evento nacional de sistemas de informação

Os pesquisadores Allysson Allex Araújo e Antonio Jefferson Macedo, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, tiveram um artigo premiado no XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento ocorreu de 29 de maio a 1º de junho deste ano, em Maceió (AL). Ambos os pesquisadores integram o Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e Inovação Digital (GESID) da UFC, que é coordenado pelo Prof. Allysson Allex.

Foto: XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.

O artigo “SisBarragens – um aplicativo mobile para apoio à inspeção de barragens de acumulação de água” foi avaliado como o melhor trabalho da Seção I da Trilha de Indústria e Inovação em Sistemas de Informação (SI) do encontro. A pesquisa vencedora consiste em uma solução digital para auxiliar, por meio da tecnologia, os profissionais que costumam preencher dados técnicos de inspeção de barragens em checklists impressos.

A proposta apresentada visa aprimorar a gestão de barragens e a segurança desses reservatórios, que são essenciais para o abastecimento de água potável, a irrigação agrícola, o controle de enchentes e a produção de energia elétrica. De acordo com relatório publicado em 2022 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), há 187 barragens de 22 estados brasileiros em situação crítica. O texto está disponível gratuitamente para leitura nos anais do evento.

EXPERIÊNCIA – Segundo Jefferson Macedo, egresso do Curso de Sistemas de Informação da UFC, a ideia surgiu quando o mesmo foi indagado pelo prof. Allysson sobre a oportunidade em explorar uma pesquisa para seu trabalho de conclusão de curso (TCC) que envolvesse transformação digital na área de barragens, tendo em vista a oportunidade de também colaborar com os cursos de engenharia do campus. Além disso, ambos estavam sensibilizados com o desastre do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), ocorrido em 2019. A partir disso, o então estudante de graduação e o Prof. Allysson, seu orientador, aprofundaram os estudos sobre segurança de barragens e começaram a pensar em saídas para beneficiar a sociedade.

“Apesar dos percalços no caminho, todo o esforço destinado à ideação e criação do SisBarragens valeu a pena e estamos agora colhendo os frutos”, pondera. Durante o curso, Jefferson obteve fomento do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) da UFC e participou de diversos eventos e treinamentos na área de empreendedorismo.

“Ter participado de programas de apoio ao empreendedorismo e à inovação foi fundamental para estruturar as ideias, o modelo de negócio, e entender o mundo do empreendedorismo, que até então só conhecia de forma teórica em disciplinas na Universidade. Esse tipo de experiência na graduação foi um diferencial para minha visão de futuro e trouxe uma maturidade de mercado valiosa”, finaliza.

CONQUISTA – Para o Prof. Allysson Allex, as motivações principais dessa pesquisa advieram dos estudos interdisciplinares, da aproximação entre os cursos de tecnologia da informação e das engenharias, ofertados no Campus de Crateús, e dos impactos sociais, econômicos e ambientais oriundos dos rompimentos de barragens. Ao fim de processos semelhantes, o professor avalia que os alunos adquirem habilidades importantes para a trajetória profissional deles.

“Ficamos lisonjeados com a premiação do SBSI pelo prestígio concedido. Acreditamos que tal prêmio demonstra o potencial do Campus de Crateús rumo à produção científica de qualidade e relevante para a comunidade, mérito esse compartilhado pelos discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, que tanto se esforçam para construir um ambiente de aprendizado enriquecedor”, afirma o docente.

Mais informações sobre o GESID estão disponíveis no perfil do grupo no Instagram (@gesid_ufc).

Fonte: Prof. Allysson Allex Araújo, coordenador do GESID-UFC | e-mail: allysson.araujo@crateus.ufc.br