Atualização: 21/06/2023 às 18:32

Mudança na gestão do Campus da UFC em Crateús

Posse do novo diretor do Campus de Crateús | Foto: Ribamar Neto/UFC Informa

O Campus da UFC em Crateús está sob nova gestão com a saída do Livio Antonio Melo Freire. O Prof. Livio exerceu a função de vice-diretor na gestão de 2014 a 2019, quando então assumiu o cargo de diretor. Desde então, uma das marcas da sua gestão foi a luta junto às instâncias superiores para o fortalecimento do corpo de servidores do Campus de Crateús.

Com a exoneração a pedido  do prof. Livio Antonio Melo Freire, do cargo de diretor, anunciada  no dia 05/06 (segunda-feira) à comunidade acadêmica, o  reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque nomeou através da Portaria nº 2945/PROGEP/UFC, de 12 de junho de 2023, os novos dirigentes do Campus da UFC em Crateús. Assume a direção do Campus o prof. Sandro Vagner de Lima, que ocupava o cargo de vice-diretor desde de 2019, enquanto que o prof. José Wellington Franco da Silva, assume o cargo de vice-diretor. A nova diretoria assume o compromisso de continuar o projeto de desenvolvimento do Campus, tendo como desafios recompor a força de trabalho e buscar melhorias na gestão durante o período restante do ciclo que se encerra em outubro, quando uma nova gestão deve assumir a direção.

PERFIS

O professor Sandro Lima possui graduação em Licenciatura em física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008), mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). É professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, no Campus em Crateús desde de 2016. Já exerceu os cargos de vice -coordenador e coordenador do Curso de Engenharia de Minas do Campus da UFC em Crateús, no período de 2017 a 2019. Desde 2019 vinha exercendo a função de Vice-diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos da mesma Unidade Acadêmica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de materiais, especialmente na caracterização por espectroscopia de impedância elétrica. Atualmente tem trabalhado com aplicação de materiais nanoestruturados e minerais e rochas na melhoria de destiladores solares convencionais e projetos relacionados aos indicadores acadêmicos do campus da UFC em Crateús, especialmente em temas relacionados à retenção, tutoria acadêmica e nivelamento.

O professor Wellington Franco possui uma sólida formação acadêmica na área de Ciência da Computação. Ele obteve o título de Bacharel pela Universidade Estadual do Ceará em 2010, seguido pelo Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Ceará em 2013 e 2022, respectivamente. Desde 2015, o professor Wellington atua como docente na Universidade Federal do Ceará, no campus de Crateús. Durante esse período, ele desempenhou as funções de vice-coordenador e coordenador do curso de Ciência da Computação. Atualmente, ele é professor Adjunto e  coordenador do Engine Lab. No que se refere à pesquisa, o professor Wellington concentra seus estudos em diversas áreas. Suas principais áreas de pesquisa incluem Web Semântica, Lógicas Não-Clássicas, Processamento de Linguagem Natural e Aprendizado de Máquina.