Atualização: 27/09/2023 às 20:56

GEPIA promove discussões importantes na UFC em Crateús

Encontro em Crateús debate questões cruciais ambientais e sociais sob organização do GEPIA

Registro do público de cada um dos eventos

No último dia 20 de setembro, o Grupo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Agroecologia (GEPIA) promoveu dois eventos relevantes no campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús. O GEPIA organizou uma palestra sobre "Incêndios florestais: prevenção e controle" e em parceria com a Organização Popular (OPA) realizou uma roda de conversa com representantes das comunidades afetadas pela barragem de Fronteiras. Essas atividades tiveram o objetivo de dar visibilidade a questões cruciais e promover discussões significativas.

A roda de conversa reuniu representantes das comunidades afetadas pela barragem e estudantes do campus. Discutiram impactos, gestão da desocupação, uso da água e preocupações dos afetados, como falta de informações, atrasos na construção de reassentamentos e indenizações injustas.

A palestra sobre "Incêndios florestais: prevenção e controle" trouxe à tona uma questão crucial, especialmente no contexto do bioma Caatinga. O evento contou com a participação do coordenador da brigada voluntária "Demônios do fogo" de Poranga, Jaeger Pinho, que destacou a vulnerabilidade desse bioma e a necessidade de prevenção e controle.

O GEPIA continua desempenhando um papel fundamental na promoção da conscientização e na defesa de questões cruciais para a região, reforçando seu compromisso com uma abordagem interdisciplinar e engajada em prol do bem-estar da sociedade e do meio ambiente.