Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui:
Atualização: 01/12/2023 às 16:57

Projeto de extensão “Arduino no Ensino Médio” Desperta Interesse por Automação Industrial em Alunos da Rede Pública do Sertão dos Crateús

As revoluções industriais moldaram a trajetória da civilização humana desde o século XVIII, e agora, na era da Indústria 4.0, a inovação continua a ser a força motriz. O Projeto de Extensão "Arduino no Ensino Médio", liderado pelo Prof. Emanuel Itaquê da Universidade Federal do Ceará, surge como uma iniciativa inovadora para preparar estudantes do ensino médio para as transformações industriais iminentes.

Aluno utilizando um computador
Projeto de extensão “Arduino no Ensino Médio” | Foto: Solon Filho

O projeto, iniciado no ano letivo de 2023, tem como objetivo principal introduzir alunos do ensino médio à automação industrial, utilizando a plataforma Arduino. Essa tecnologia de prototipagem eletrônica permite que os alunos desenvolvam protótipos interativos, adquirindo conhecimentos valiosos em automação, programação computacional e elementos de circuito.

Coordenado por Prof. Emanuel Itaquê, com a colaboração do Prof. Wellington Franco e do discente Mikael Sales, o projeto ocorre no laboratório da escola parceira EEMTI Lions Club. A diretora da escola, Adriane Macedo, enfatiza a importância dessa parceria entre a universidade e a educação básica, destacando o benefício da aproximação entre as instituições.

“Considero a aproximação da universidade com a educação básica super importante. Aliás, essa é uma prática que venho lutando há anos. Sempre visitamos muitas universidades. Temos levado os alunos para conhecer as universidades porque o nosso principal objetivo é esse, fazer com que os alunos cheguem na universidade e saibam que a universidade vem até a escola e ter essa parceria, esse contato, é super importante. Para nós como instituição escolar e para o aluno que já se sente mais confortável para chegar onde tem que chegar”.

Os participantes do projeto, como o discente de Sistema de Informação, Mikael Sales, e o aluno da disciplina eletiva, Gustavo Morais, compartilham experiências enriquecedoras. Para Mikael, estar na posição de monitor representa um desafio de aprendizado constante, refletindo sobre sua própria jornada acadêmica e proporcionando um notável crescimento pessoal. Gustavo Morais, aluno entusiasta da disciplina, expressa seu fascínio pela robótica e elogia a abordagem empregada, ressaltando o impacto positivo da disciplina eletiva em sua compreensão do tema.

O projeto "Arduino no Ensino Médio" não apenas abraça a evolução tecnológica, mas também fortalece a conexão entre a academia e a comunidade externa, preparando os alunos para os desafios da Indústria 4.0.

Alunos utilizando computadores

Alunos utlizando o computador | Foto: Solon Filho

Alunos atentos

Alunos atentos | Foto: Solon Filho

Monitor instruindo os alunos

Monitor orientando alunos | Foto: Solon Filho

Monitor em frente uma mesa, ao fundo uma imagem projetada

Monitor, Mikael Sales | Foto: Solon Filho

Alunos utilizando computadores

Alunos utilizando o computador | Foto: Solon Filho

Aluno utilizando computador

Aluno utilizando um computador| Foto: Solon Filho

Mikael Sales, Monitor

Mikael Sales, monitor da disciplina | Foto: Solon Filho

Alunos atentos

Alunos atentos | Foto: Solon Filho

Sala de informática

Sala de informática| Foto: Solon Filho

Sala de informática

Sala de informática| Foto: Solon Filho

Cartazes

Cartazes| Foto: Solon Filho

MIkael Sales, monitor

MIkael Sales, monitor da disciplina | Foto: Solon Filho

Sala de informática

Sala de informática | Foto: Solon Filho

Diretora da escola

Diretora da escola, Adriane Macedo | Foto: Solon Filho