Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui:
Atualização: 26/01/2024 às 13:16

Perspectivas e Desafios para os Formandos de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFC Crateús de 2023.2

Hoje, 26 de janeiro, o Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará realizará a Colação de Grau dos formandos de Engenharia Ambiental e Sanitária referentes ao semestre de 2023. Este evento marca não apenas o encerramento acadêmico, mas também o início de uma nova jornada para os graduandos em meio aos desafios do mercado de trabalho.

53472216573_3529f42d88_k

Com uma média de conclusão de 8,4 formandos por ano, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus de Crateús da UFC celebra a conclusão de sete graduandos neste semestre, totalizando 39 desde o início do curso até a última turma formada em 2023.1. A graduação está numa crescente de colações nos últimos dois anos. 

Segundo a Profa. Janine Brandão, coordenadora do curso, os engenheiros ambientais não são apenas os profissionais do futuro, mas do presente. Ela destaca os desafios de gestão ambiental, a universalização do saneamento e a busca por soluções tecnológicas sustentáveis como áreas em que esses profissionais podem contribuir.

Em entrevista, a Professora aponta que, diante do contexto pós-pandêmico, a importância do engenheiro ambiental se destaca, especialmente na compreensão das interconexões entre saúde ambiental, saneamento e o funcionamento da sociedade. Ela também enfatiza o papel do engenheiro na resolução de problemas práticos reais, utilizando a tecnologia da informação de forma otimizada.

Para Antonio Lucas, um dos formandos e também orador discente da cerimônia, a intenção é permanecer na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, seja trabalhando ou dedicando-se à pesquisa na pós-graduação. Ele reflete o comprometimento dos graduandos em aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento sustentável e na busca por soluções para desafios ambientais.

A Colação de Grau, que ocorrerá no Auditório do Campus de Crateús, não apenas celebrará as conquistas acadêmicas, mas também servirá como um ponto de partida para esses novos profissionais enfrentarem os desafios do mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.