O empreendedorismo tem se tornado um termo cada vez mais presente no cotidiano dos alunos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús. Um dos fortes motivos para isso é a atuação do núcleo SParC, Ecossistema do Parque Tecnológico de Crateús, no campus. Criado em maio deste ano, o núcleo tem realizado e participado, entre outras ações, de eventos nas áreas de tecnologia, informação e inovação, sempre com foco em ações empreendedoras dos estudantes.
O SParC é vinculado à diretoria do Campus de Crateús. Além de disseminar o conhecimento desenvolvido no campus e contribuir para a transformação socioeconômica da região do sertão de Crateús, o núcleo busca proporcionar aos alunos um ambiente que potencialize o estabelecimento de novos contatos profissionais e a busca de soluções na sociedade.
O SParC está em permanente articulação com o Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT), com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC e com o Parque Tecnológico da UFC.
Atualmente, é formado por um grupo de docentes dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, além de técnicos do campus, que representam o núcleo da UFC. O comitê gestor é composto também por outras entidades, como o Governo do Estado do Ceará; a Prefeitura de Crateús; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e o SEBRAE. O objetivo do comitê é traçar as diretrizes e políticas, bem como avaliar periodicamente o desempenho do núcleo.
A comunidade pode participar do núcleo por meio dos eventos promovidos e de editais para instalação de empresas e startups no Parque Tecnológico. Esses editais buscam captar empresas que possam agregar valor ao campus e à região de Crateús.
Conheça o SParC!