Atualização: 27/11/2023 às 09:45

2ª edição do Dia do Engenheiro Civil é realizada em Crateús e destaca mercado de trabalho e inovações em Engenharia Civil

Campus da UFC em Crateús sediou a segunda edição do Dia do Engenheiro Civil (DEC), oferecendo um espaço para estudantes e profissionais explorarem, discutirem e aplicarem conhecimentos em diversas áreas da Engenharia Civil.

Equipe Vencedora da Competição de Pontes| Foto: Leonardo Santos / Núcleo de Comunicação

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, aconteceu a segunda edição do DEC (Dia do Engenheiro Civil) no Campus da UFC em Crateús. O evento, direcionado a estudantes e profissionais da Engenharia Civil, ofereceu uma variedade de atividades, incluindo minicursos, palestras, competição de pontes e uma exposição de protótipos de estruturas de contenção.

Os participantes, compostos por alunos do curso de Engenharia Civil e palestrantes, puderam explorar tópicos sobre orçamento de obras, gestão e outros assuntos relevantes. Os minicursos forneceram uma oportunidade para aprofundar conhecimentos, enquanto as palestras ofereceram insights sobre inovações recentes na área.

Um dos destaques do evento foi a competição de pontes. Construídas a partir de palitos de picolé e cola de madeira ou cola branca, a elaboração dos protótipos desafiou as habilidades de design e construção dos participantes, proporcionando uma aplicação do conhecimento obtido em sala na realidade. A equipe vencedora, composta pelos alunos do curso de Engenharia Civil Afonso Augusto, Mateus Lima e Worlancley Carvalho, demonstrou engenhosidade ao construir uma ponte que resistiu a uma carga de 181,6 kg. Além disso, a exposição de protótipos de estruturas de contenção, realizada pelos alunos da turma de Mecânica dos Solos II, acrescentou uma dimensão prática à vivência educacional.

O evento ocorreu em diferentes locais do Campus, como o auditório e o pátio, para abranger uma variedade de atividades. A segunda edição do DEC buscou proporcionar uma imersão no universo da Engenharia Civil, oferecendo oportunidades de aprendizado e conexões entre os participantes.

Alunos expondo protótipos de estruturas de contenção

Exposição de protótipos de estruturas de contenção | Foto: Leonardo Santos/ Núcleo de Comunicação

Alunos e professores

Todas equipes reunidas com o Professor Márcio Avelino| Foto: Leonardo Santos/ Núcleo de Comunicação

Competição de pontes

Competição de pontes

Competição de pontes | Foto: Leonardo Santos/ Núcleo de Comunicação

Pesos sendo colocados em uma estrutura

Competição de pontes | Foto: Leonardo Santos/ Núcleo de Comunicação

Alunos vencedores da competição segurando uma ponte de palitos partida.

Equipe vencedora da competição de pontes| Foto: Leonardo Santos/ Núcleo de Comunicação