Atualização: 12/09/2024 às 14:26

UFC realiza I Semana de Assistência Estudantil com foco na inclusão e permanência

I Semana de Assistência Estudantil

Aconteceu entre os dias 10 e 11 de setembro a I Semana de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC), organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O evento tem como objetivo discutir os avanços, desafios e perspectivas da assistência estudantil no contexto universitário, com ênfase na inclusão, permanência e diversidade. Em Crateús, as atividades esteviram sendo transmitidas ao vivo no auditório do campus, diretamente da Casa Amarela Eusélio Oliveira, em Fortaleza.

A abertura do evento, realizada na manhã desta terça-feira (10), contou com a palestra do Prof. Anderson da Silva Rosa, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da UNIFESP e membro da Coordenação Nacional do FONAPRACE. Rosa abordou a recente sanção da Lei nº 14.914/2024, que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e destacou a importância dessa política para garantir o acesso e a permanência de estudantes de baixa renda nas universidades públicas.

No período da tarde, os alunos do campus Crateús puderam participar da oficina "Produção escrita de gêneros textuais acadêmicos", conduzida pela Divisão de Apoio Educacional (DAE). A oficina visou aprimorar as habilidades de escrita dos estudantes, fundamentais para o desempenho acadêmico.

Na quarta-feira (11), um dos principais momentos do evento foi o debate sobre cotas para pessoas trans nas universidades, com a participação de representantes da Secretaria de Diversidade do Governo do Ceará, do Fórum Trans da UFC, do IBRAT e da ATRAC/Antra. Esse debate visa discutir a inclusão de pessoas trans no ambiente acadêmico e as políticas que podem fortalecer sua permanência.

Encerrando a programação, foi realizada uma exposição com dados da PRAE sobre a assistência estudantil, além de relatos de egressos que foram beneficiados pelos programas de apoio da UFC. O evento representa um marco no fortalecimento da política de assistência estudantil e na promoção de um espaço de diálogo sobre inclusão e diversidade no ensino superior.

I Semana de Assistência Estudantil