Atualização: 11/07/2024 às 13:46

UFC implementa ônibus em todos os turnos para alunos do Campus de Crateús

A partir de 15 de julho, a UFC ampliará o serviço de transporte para os alunos do Campus de Crateús,  que será ofertado nos turnos da manhã, tarde e noite.

Interior do ônibus contratado para fazer o transporte da comunidade acadêmica | Foto: Jackson Serra

A partir de 15 de julho, juntamente com o retorno das aulas, a Universidade Federal do Ceará (UFC) ampliará o serviço de transporte para os alunos do Campus de Crateús. A iniciativa visa facilitar a mobilidade dos estudantes, atendendo a uma antiga reivindicação dos alunos que estudam no período noturno.

O novo ônibus disponibilizado é climatizado e tem capacidade para 44 lugares, incluindo o motorista, e juntamente com o ônibus já ofertado em parceria com a Prefeitura Municipal de Crateús, cobrirá os turnos da manhã, tarde e noite, ampliando significativamente o acesso ao transporte para todos os alunos. Esta medida é particularmente relevante para aqueles que possuem aulas à noite, que antes não tinham uma opção de transporte institucionalizada.

Para Iwiny Andrade, discente do curso de Ciência da Computação, “A falta de um ônibus para nós, alunos que temos aulas à noite, tem sido um problema há alguns anos, especialmente para aqueles que não têm transporte próprio para voltar para casa. Sem um ônibus, a única opção era utilizar mototáxi ou Uber, o que resultava em um gasto alto no final do mês para muitos de nós. Além dos custos, a segurança sempre foi uma preocupação. Muitos alunos acabavam voltando para casa a pé ou de bicicleta, o que é perigoso por diversos motivos. Saber agora que teremos um transporte no turno da noite para os alunos, após muito tempo sem, significa que não teremos mais despesas com mototáxi, aliviando nosso orçamento mensal. Além disso, poderemos retornar para casa com muito mais segurança”.

O diretor do Campus, prof. Sandro Vagner, ao falar sobre o processo de contratação da empresa para prestar o serviço, destaca que “a preocupação do transporte para a comunidade acadêmica é algo que vem desde a implantação do Campus no local atual, passando pelas gestões da profa. Maria Elias e do prof. Lívio. Foram feitas tentativas anteriores de incluir Crateús no contrato dos ônibus que atendem a UFC em Fortaleza, o que não foi possível e até uma licitação para os Campi do interior em 2022, mas que infelizmente não teve empresas interessadas. A partir de setembro de 2023, iniciou-se um novo processo de planejamento para a licitação do serviço, onde estiveram envolvidas a Divisão de Transportes (DVTRAN), da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), o ex-prefeito do Campus, Jefferson Brito, o atual prefeito, prof. Diones, o técnico de laboratório Djavan Caetano, a assistente em administração Marcella Franco e a Direção. A assinatura do contrato para a prestação de serviço foi recebida com muita alegria por nós, principalmente para abraçar e conseguir resolver uma dor que era urgente: atender os discentes da noite. Importante ressaltar que o novo ônibus irá complementar a parceria já existente com a Prefeitura do Município. Teremos mais rotas, mais viagens durante o dia. A rota foi planejada para atender diferentes localidades onde os estudantes residem na cidade”.

Os estudantes poderão utilizar o ônibus apresentando o cartão do Restaurante Universitário (RU), comprovante de matrícula, histórico escolar ou uma declaração que comprove o vínculo com a universidade. Este método de verificação visa garantir que o benefício seja usufruído exclusivamente pela comunidade acadêmica.

Confira as rotas e horários dos ônibus

▶️ Ida – Supermercado Cosmos / Campus Crateús

🕒 6h50, 7h15, 7h40, 9h30, 11h, 11h30, 12h20, 14h30, 16h15, 17h, 17h15, 19h, 21h

◀️ Retorno – Campus Crateús / Supermercado Cosmos

🕒 7h15, 9h, 11h05, 11h55, 12h45, 15h20, 16h40, 17h40, 18h20, 19h45, 21h40

Rotas

▶️ Ida - Supermercado Cosmo / Campus Crateús

Parada: Supermercado Cosmos (Av. Dr. Edilberto Frota, Planalto)

Parada: Catedral Senhor do Bonfim (R. Firmino Rosa , Centro)

Parada: Praça Gentil Cardoso/Praça dos Pirulitos (em frente ao Chefs Burger, Centro)

Parada: Mercadinho Chico Torres (em frente ao Romeu, São Vicente)

Parada: Mercadinho do Dudas (R. Duque de Caxias com Demócrito Rocha, Venâncios)

Parada: Restaurante Sabor da Terra (R. Alexandre Bonfim, Venâncios)

Parada: AABB (Venâncios)

Parada: Campus UFC (Av. Professora Machadinha Lima, Príncipe Imperial)

🔗 Clique aqui para visualizar a rota no Google Maps

◀️ Retorno - Campus Crateús / Supermercado Cosmo

Parada: Campus UFC (Av. Professora Machadinha Lima, Príncipe Imperial)

Parada: AABB (Venâncios)

Parada: Restaurante Sabor da Terra (R. Alexandre Bonfim, Venâncios)

Parada: Mercadinho do Dudas (R. Duque de Caxias com Demócrito Rocha, Venâncios)

Parada: Romeu Veículos (Av. Sgt. Hermínio, São Vicente)

Parada: Praça Gentil Cardoso/Praça do Pirulitos (em frente a Maria Pitanga, Centro)

Parada: Correios (Centro)

Parada: Supermercado Cosmos (Av. Dr. Edilberto Frota, Planalto)

🔗 Clique aqui para visualizar a rota no Google Maps

Cabe destacar que os horários e rotas dos ônibus estão sujeitos a alterações conforme a necessidade. Qualquer modificação será comunicada antecipadamente, assegurando que os alunos possam se programar adequadamente. Esta iniciativa demonstra o compromisso da UFC com o bem-estar e a conveniência dos seus estudantes, reforçando a importância do suporte logístico na vida acadêmica.

Ônibus que fará o transporte dos alunos.
Interior do ônibus que fará o transporte dos alunos.
Djavan (técnico de laboratório) e o motorista do ônibus.
Interior do ônibus.
Interior do ônibus.
Djavan (técnico de laboratório) e o motorista do ônibus.
Dirigente da empresa contratada, Prof. Sandro (diretor do Campus da UFC em Crateús) e a servidora TAE Marcella (assistente em administração) conversam sobre a rota do ônibus.