Startup DAMA, da UFC Crateús, é selecionada no edital Startup Nordeste
A Startup Dashboard para Análise e Monitoramento Agrícola (DAMA), vinculada ao campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús, foi uma das selecionadas entre mais de 300 concorrentes para o Startup Nordeste, um dos principais programas de incentivo a negócios inovadores na região. Promovido pelo Sebrae, o edital tem como objetivo impulsionar startups com alto potencial de crescimento, impactando o desenvolvimento econômico e social do Nordeste. A iniciativa é destinada a projetos inovadores e startups do Ceará nas fases de validação, tração, crescimento ou escala.
Foram selecionados 250 projetos com inovação aplicada a processos, produtos, serviços ou modelos de negócio, focados em crescimento e impacto social, preferencialmente com características escaláveis. Após uma fase de pré-aceleração, as 80 melhores startups avançarão para o programa de aceleração. Na etapa final, 60 projetos receberão capacitações, mentorias e a Bolsa Sócio Empreendedor, no valor de R$ 6.500,00 mensais por 6 meses.
O DAMA é composto por alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UFC Crateús, incluindo Joel Sousa (Business Head), Rodrigo Patrício (Designer UX/UI), Thiago Sales (Desenvolvedor Frontend), Rubens Dutra (Desenvolvedor Frontend), Vicente Neto (Desenvolvedor Frontend), Rayane Melo (Desenvolvedora Backend), Elimar Ximenes (Desenvolvedor Backend), Alex Mota (Desenvolvedor Backend) e Jorge Nobre (Desenvolvedor FullStack). A equipe é supervisionada pelo Técnico Administrativo em Educação (TAE) Airton Silva e conta com o apoio do Empreende UFC, do Sparc (Professor Arnaldo Barreto) e do Sebrae Crateús. A startup desenvolve soluções tecnológicas para a cadeia produtiva agrícola, conectando produtores, comerciantes e entidades públicas, e já validou seu protótipo e modelo de negócio, estando agora na fase de desenvolvimento do produto.
A aprovação no Startup Nordeste reafirma o potencial inovador do DAMA, que já conta com parceiros interessados e continua a se posicionar como uma solução relevante para o setor agrícola regional.
Siga as redes sociais da Startup: @damacrateus