Você está aqui:
Atualização: 28/03/2025 às 13:46

Startup DAMA da UFC Crateús conquista 3º lugar em competição nacional de inovação

IMG_3191[1]

A startup DAMA (Dashboard para Análise e Monitoramento Agrícola), formada na UFC Campus Crateús, obteve o terceiro lugar geral no programa Startup Nordeste, iniciativa estratégica financiada pelo Sebrae e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O projeto, que se destacou entre 250 iniciativas inovadoras de toda a região Nordeste, oferece soluções tecnológicas para otimização da produção agrícola através de ferramentas de análise e monitoramento em tempo real, atendendo a uma demanda crescente do agronegócio brasileiro por tecnologias precisas e acessíveis.

O programa, que teve início com 250 startups participantes, passou por rigorosas etapas de seleção até chegar aos 60 finalistas. A DAMA superou as fases de pré-aceleração e aceleração, demonstrando não apenas a viabilidade técnica de sua solução, mas também seu potencial de impacto no setor agrícola regional. Como reconhecimento, a equipe receberá seis meses de capacitação especializada, mentorias com especialistas do mercado e uma bolsa no valor de R$ 6.500 mensais através da Bolsa Sócio Empreendedor, recursos que permitirão o aprimoramento e a consolidação da plataforma no mercado.

A DAMA é composta por:

Joel Sousa (CEO) - Egresso e pós-graduando em Computação (MDCC)

Airton Neto (CTO) - TAE da UFC Crateús

Rubens Dutra (Product Owner) - Estudante de Sistemas de Informação

Rodrigo Patrício (Design e Marketing) - Estudante de Sistemas de Informação

Rayane Melo (QA e Negócios) - Estudante de Sistemas de Informação

Jorge (Scrum Master/Frontend) - Estudante de Ciência da Computação

Thiago Sales e Vicente Duarte (Frontend) - Estudantes de Sistemas de Informação

Alex e Elimar Ximenes (Backend) - Estudante de Ciência da Computação e egresso/pós-graduando

A solução desenvolvida pela equipe tem como foco a análise e monitoramento agrícola, oferecendo serviços de alto valor agregado para o setor. A conquista reforça o potencial de inovação desenvolvido no interior do Ceará.