Você está aqui:
Atualização: 25/06/2025 às 10:43

Semana do Meio Ambiente discute saneamento e conservação no campus da UFC Crateús

IMG_5039

Nos dias 23 e 24 de junho, o campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús realizou a Semana do Meio Ambiente, cujo tema foi “Saneamento e conservação para um futuro sustentável”. A programação contou com palestras, minicurso, oficina, atividades culturais e visita técnica, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e representantes de instituições parceiras.

No dia 23, as atividades começaram com uma mesa de abertura seguida da palestra “Gestão Ambiental em Crateús: Coleta Seletiva e Licenciamento como Ferramentas de Sustentabilidade”, ministrada por Francisco Vieira Sales Neto, secretário de Meio Ambiente. Na sequência, a equipe do SISAR apresentou a palestra “SISAR em Ação: Conectando Saneamento, Meio Ambiente e Qualidade de Vida”. À tarde, foi realizado o minicurso “Projeto de Fossa Verde”, conduzido pela equipe do SANEARU, seguido da palestra “Beehy: Um sistema de monitoramento de Abelhas Apis Mellifera”, ministrada pelo professor Marciel Barros Pereira, da UFC Crateús. O dia foi encerrado com a comemoração dos 10 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

No segundo dia, 24 de junho, a programação iniciou com uma visita técnica ao projeto “Realejo em Ação: Comunidade e Natureza”, promovida pela SEMAM. Paralelamente, os participantes puderam visitar a mostra acadêmica e acompanhar apresentações culturais. Ainda durante a manhã, Gilson Miranda, da Associação Caatinga, conduziu a palestra “Caatinga Viva: Conservação da Biodiversidade como Pilar da Sustentabilidade”. À tarde, a discussão foi sobre os desafios do saneamento básico nos municípios, na palestra com Jonas Veprinsky Mehl, promotor de justiça. Em seguida, os participantes participaram da oficina “Caça ao Tesouro”, encerrando as atividades da semana. 

A Semana do Meio Ambiente no campus da UFC Crateús reforça o compromisso da universidade com a educação ambiental, a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, além de fortalecer o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade local. Segundo Márcio Melo, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária “ O evento é de suma importância pois fortalece o diálogo entre academia e sociedade, promovendo reflexões fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente”