Atualização: 27/06/2024 às 10:09

Projetos de extensão da UFC Crateús atendem 408 alunos com foco em robótica e informática

Aula para alunos do município de Pedra Branca

Em abril de 2024, começaram as atividades dos projetos de extensão "Robótica Educacional nas Escolas de Ensino Médio e Fundamental em Crateús", "Preparação para a Olimpíada Brasileira de Informática: Desenvolvimento de Raciocínio Lógico e Computacional para Alunos do Ensino Fundamental" e "Incentivo à Olimpíada Brasileira de Informática em Crateús". Coordenados pelos professores Wellington Franco, Rafael Martins e Rennan Dantas, os projetos contam com a colaboração dos professores Filipe Fernandes e Emanuel Itaquê, além de voluntários supervisionados pelos bolsistas remunerados Luiz Zairo, Mikael Sales e Marlon Melo.

Os projetos têm como objetivo levar conhecimentos sobre automação com Arduino, desenvolvimento de raciocínio lógico e trabalho em equipe aos alunos dos sertões de Crateús. As atividades são realizadas semanalmente, tanto presencialmente quanto remotamente, em 14 escolas participantes, incluindo a EEEP Manoel Mano e a Escola Sônia Burgos em Crateús, além de outras localidades como Pedra Branca, Nova Russas e Fortaleza. O foco está na análise de provas anteriores para identificar temas recorrentes e otimizar o estudo dos alunos, abordando temas centrais como complexidade de algoritmo e ordenação linear.

As aulas são conduzidas por bolsistas monitores e combinam revisão de conteúdo por meio da plataforma Kahoot, explicação de novos temas, resolução de problemas e simulados online. Esta abordagem cria uma experiência de aprendizado completa e envolvente, tanto para os alunos que participam presencialmente quanto para aqueles que acompanham remotamente através da comunidade online do projeto.

O projeto de robótica atende alunos de várias escolas, incluindo a EMTI Lions Clube e a EEEP Manoel Mano em Crateús, além da EEEP Maria Altair Américo Sabóia em Independência. Já a OBI Modalidade Iniciação atua em escolas como a Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins e a Escola Sônia Burgos em Crateús, além da Escola de Ensino Básico Dr. Eufrasino Neto em Novo Oriente.

Na modalidade de programação da OBI, o projeto abrange uma ampla rede de escolas, com destaque para a EEEP Joaquim Nogueira em Fortaleza, que conta com 77 alunos participantes, e a EEEP Alfredo Nunes de Melo em Acopiara, com 50 alunos. Outras escolas participantes incluem a EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira em Pedra Branca e a EEEP Maria Eudes Bezerra Veras em Novo Oriente.

Ao todo, os projetos de extensão atendem 408 alunos, distribuídos em diversas escolas e modalidades, promovendo um ambiente de aprendizado focado na inovação e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro acadêmico e profissional dos estudantes.

Ações dos Projetos