Projeto “Água e Verde para o Sertão” impulsiona saneamento rural e reflorestamento no Sertão dos Crateús

Entrou em operação o projeto Água e Verde para o Sertão, que busca promover saneamento sustentável e educação ambiental em comunidades rurais do Ceará. O trabalho integra ações de extensão universitária vinculadas à Rede INTERSET-CE.
O projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Crateús, dentro da Rede de Extensão Intersetorial do Ceará (INTERSET-CE), iniciativa da Secretaria de Articulação Intersetorial com os Sistemas de Ensino (SASE), do Ministério da Educação (MEC). Ele se insere nos eixos temáticos “Educação para a Emancipação” e “Meio Ambiente e Mudanças Climáticas”.
As ações serão desenvolvidas nas comunidades rurais do Assentamento São Gonçalo, em Crateús, e Jaburu II, em Independência. Entre as atividades previstas estão a recuperação de cisternas, o plantio de árvores nativas, mutirões de plantio, e a produção de material educativo — incluindo um livro infantil — com metodologias lúdicas para engajamento de crianças e famílias.
O público-alvo são moradores dessas comunidades rurais, com especial atenção à educação infantil, saúde, higiene e preservação ambiental. A ideia é fortalecer a autonomia local na gestão de cisternas, conscientizar sobre o uso sustentável de recursos naturais e articular escola, comunidade e órgãos públicos. A coordenação está sob responsabilidade da professora Raimunda Moreira da Franca, que também atua na Liga de Saneamento Rural (SANEARU) e tem como membros da equipe Heliana Rodrigues (colaboradora) e os bolsistas: Emily Anastácio, Matheus Mascarenhas, Kaleb Matos e Érica de Araújo. Além disso o projeto conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Crateús e a Secretaria de Educação de Independência.