Você está aqui:
Atualização: 08/11/2024 às 09:33

Primeira mulher a se formar em Ciência da Computação pela UFC Crateús, aluna conquista aprovação de pesquisa em eventos de destaque

Iasmin Saba, do curso de Ciência da Computação da UFC em Crateús, será a primeira mulher a se formar no curso, em um ano marcante de comemoração dos 10 anos do campus. Seu Trabalho de Conclusão de Curso, pioneiro e orientado pelos professores Lisieux Marinho e Luiz Viana, foi aceito em eventos de destaque nacional e internacional.

Iasmin Saba
Iasmin Saba

Iasmin Saba, aluna do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús, será a primeira mulher a se graduar no curso, um feito que marca a história do campus. Com essa conquista, Iasmin se torna uma figura inspiradora, reforçando a representatividade feminina na área de tecnologia e ciência, e simbolizando um avanço para futuras gerações de estudantes.

Além desse marco pessoal, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Iasmin também foi selecionado para apresentação em dois eventos de renome: o Congresso Latino Ibero Americano de Investigação Operativa 2024 (CLAIO) e o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional 2024 (SBPO). Orientado pelos professores Lisieux Marinho e Luiz Viana, do grupo de pesquisa GOHaN (Graphs, Optimization, Heuristics and Networks) da UFC Crateús, o estudo inovador de Iasmin explora técnicas de Otimização Computacional aplicadas à alocação de recursos financeiros. Intitulado "Análise de desempenho das metaheurísticas algoritmo genético e enxame de partículas aplicadas ao problema de otimização de portfólio financeiro", o trabalho revela a eficiência do Algoritmo Genético na resolução do problema de otimização.

Com apresentação marcada para o dia 8 de novembro de 2024, Iasmin se consolida como a primeira mulher a se graduar em Ciência da Computação no campus de Crateús, em um ano que se celebra a primeira década do curso,  o que reforça a UFC Crateús como um espaço de formação inovador e inclusivo.