Você está aqui:
Atualização: 10/10/2025 às 09:36

Pesquisadores do Engine Lab UFC apresentam trabalhos em conferência nacional de computação

c8f20a01-0e5f-4fdf-b234-164f347a5969

O Engine Lab UFC, laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará voltado para engenharia de software e sistemas, vinculado ao Campus de Crateús, participou do BRACIS & SBBD 2025 (35ª Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes), um dos principais eventos nacionais da área de computação. A conferência reuniu pesquisadores de todo o país e contou com apresentações orais, exposições de pôsteres e debates sobre temas emergentes em tecnologia.

O laboratório esteve representado com duas apresentações orais e três pôsteres, abordando temas nas áreas de Big Data, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Os trabalhos apresentados refletem o envolvimento de discentes e docentes do campus com projetos voltados à inovação tecnológica e ao desenvolvimento científico na região.

Entre os trabalhos apresentados pelo grupo, destacam-se cinco pesquisas que abordam diferentes aplicações da computação. O primeiro deles, “Integração Semântica de Dados Públicos: O caso do Observatório dos Sertões de Crateús com Framework OBSCRAT”, é assinado por Yuri Oliveira, Emanoel Alves, Amanda Venceslau, Lisieux Andrade, Marciel Pereira e Giovanna Xavier. Já o estudo “Sex Estimation From 3D Analysis of Paranasal Sinuses: A Multicenter Study Using Deep Learning and Machine Learning” tem como autores Maria Fernanda Scarcela, Giovanna Verissimo, Antonio Everton, Coelh Teixeira, Wellington Frando e Bruno Riccelli Silva.

Outro trabalho, “OBI-UAN: Um agente para auxiliar nos estudos da Olimpíada Brasileira de Informática”, foi desenvolvido por Zairo Bastos, Raylander Marques, Gabriel Rudan, Marlon Duarte e Wellington Franco. Também foi apresentado o estudo “A Comparative Study of Machine Learning Models for Bee Flora Classification: Integrating Feature Extractors With Classifiers”, de Letícia Torres Pereira, Daniel Santos da Silva, Saulo Oliveira, Renato William Rodrigues de Souza, Wellington Franco e José Maria Silva Monteiro Filho.

Por fim, o trabalho “LLM4Time: Uma Ferramenta Interativa para Previsão de Séries Temporais com Modelos Largos de Linguagem”, elaborado por Zairo Bastos, Carlos Caminha e José Wellington Franco, apresentou contribuições voltadas ao uso de modelos de linguagem na análise de dados temporais.

A participação do Engine Lab UFC no evento reforça a inserção do Campus de Crateús em espaços de discussão científica sobre tecnologias emergentes e destaca a colaboração entre estudantes e pesquisadores em projetos de impacto na área de computação.