UFC Crateús inicia projetos de robótica educacional em escolas de Crateús e Independência
Na última quarta-feira, dia 17 de abril, a escola de nível fundamental e médio Vilebaldo Martins em Crateús, assim como, no dia 18 de abril, na Escola EEEP Maria Altair Américo Saboia em Independência, deram início ao Projeto de Robótica Educacional. Sob a coordenação do Professor Wellington Franco, esse projeto busca integrar a robótica e a programação como disciplinas essenciais, preparando os alunos para os desafios tecnológicos do futuro. Paralelamente, também se iniciou no dia 17, na escola Vilebaldo, uma iniciativa liderada pelo professor Rafael Martins que visa preparar os alunos do ensino fundamental II para a Olimpíada Brasileira de Informática, oferecendo-lhes uma base sólida em lógica e informática.
O evento de lançamento desses projetos foi realizado na Praça da Juventude no bairro Morada dos Ventos 2, contou com a presença da Direção do Campus da UFC e discentes envolvidos no projeto. Além dos diretores das escolas participantes, os alunos beneficiados e representantes da prefeitura. A Secretária de Educação do Município de Crateús, Luiza Aurélia, expressou sua satisfação com a consolidação das parcerias com a UFC - Crateús, destacando o valor da cooperação entre a academia e o sistema educacional municipal. Segue abaixo o relato da Secretária.
“Quero primeiro dizer da alegria de estar no lançamento do curso de robótica educacional em parceria com UFC, este era um momento muito esperado por nós da prefeitura de Crateús, especialmente da secretaria de educação. Ao longo desses anos nós tivemos algumas conversas e eu acho que isso fortalece muito, primeiro as nossas relações, a cooperação, a questão do trabalho intersetorial. É muito bom poder contar com academia nos auxiliando com a educação básica, eu acho que ganha todo mundo, ganha os alunos da universidade que vão poder estar testando o que aprenderam com os nossos alunos e nós da educação básica, nós da secretaria de educação de Crateús, nas nossas escolas, especialmente na escola Vilebaldo, onde esse projeto piloto se inicia, vamos ter a oportunidade proporcionar a aprendizagem, de mais um componente curricular, de uma tecnologia que é tão presente no século XXI, tão necessária e que vai despertar inúmeras habilidades em nosso alunos. Então, quero dizer que nós da prefeitura estamos muito felizes, muito gratos e que nós esperamos que essa parceria seja ampliada. Nós já somos parceiros da UFC no transporte dos Alunos Universitários, mas nós esperamos poder fazer outras parcerias que possam vir trazer tecnologias educacionais para nossos alunos e melhorar a qualidade da educação.”.
No dia seguinte (18/04), as ações se estenderam para Independência, onde a Escola EEEP Maria Altair Américo Sabóia sediou o lançamento do projeto de Robótica Educacional naquela comunidade, onde mais uma vez estiveram presentes a Direção e os discentes do Campus de Crateús, diretores das escolas e alunos locais o que demonstra apoio e comprometimento com a educação inovadora.
Esses eventos marcam o início de uma nova era de aprendizado tecnológico nas escolas locais, refletindo o engajamento das instituições educacionais em adaptar-se e capacitar os jovens para um mundo cada vez mais digital e interconectado. O Projeto de Robótica Educacional busca equipar os alunos com habilidades relevantes para o século XXI.