Você está aqui:
Atualização: 26/06/2025 às 10:35

Docentes da UFC Crateús participam de reunião nacional do Mestrado ProfÁgua na UNESP

eaad2dc4-1ffe-4b17-a701-c39de16c1c98 (1)

Nos dias 23 e 24 de junho, representantes do campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús participaram da Reunião de Alinhamento do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), realizada na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo. O encontro reuniu representantes das 26 instituições que integram o programa em todo o país.

Participaram da reunião a professora Luisa Farias, coordenadora do ProfÁgua no campus de Crateús, e a professora Janaina Leitinho, também integrante do corpo docente do mestrado. O objetivo do encontro foi discutir diretrizes, alinhamentos pedagógicos e estratégias de fortalecimento da rede nacional do programa, que atua na qualificação de profissionais para atuação na área de recursos hídricos.

O ProfÁgua é um programa de pós-graduação stricto sensu, gratuito, voltado para profissionais de diferentes formações que atuam ou desejam atuar na regulação e gestão de recursos hídricos. O curso busca integrar teoria e prática, promovendo uma abordagem ampla e interdisciplinar sobre temas como disponibilidade hídrica, qualidade da água, regulação, legislação e aspectos institucionais e ambientais.

A participação da UFC Crateús reforça o objetivo da universidade com a formação de excelência e com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à sustentabilidade dos recursos hídricos, especialmente no contexto do semiárido brasileiro.