Campus de Crateús terá segundo grupo PET com foco em Saúde Digital
O Campus da UFC em Crateús ampliará sua atuação no PET-Saúde com a criação de um novo grupo voltado à transformação digital do SUS. A iniciativa reúne estudantes e docentes de diferentes áreas em parceria com o curso de Odontologia de Fortaleza.

O campus da UFC em Crateús teve aprovada a criação de seu segundo grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa integrar ensino, pesquisa e serviços de saúde. O novo grupo, com início das atividades previsto para agosto de 2025, será temático e atuará no eixo Informação e Saúde Digital, acompanhando as diretrizes do SUS Digital.
A proposta do PET-Saúde Digital em Crateús é fruto de uma parceria com o curso de Odontologia da UFC em Fortaleza. O grupo será composto por dois tutores das áreas de Saúde e Tecnologia da Informação, dois preceptores, um orientador do serviço e oito estudantes (petianos) de diferentes cursos, entre eles Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Crateús) e Odontologia (Fortaleza).
O programa, idealizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), estimula o trabalho colaborativo e multidisciplinar, com foco na transformação digital do SUS. Além de estudantes da saúde, são incentivadas a participação e integração de discentes de áreas como Ciência de Dados, Engenharia, Direito e Economia, ampliando o impacto da proposta.
Com este novo grupo, a UFC passa a contar com 10 projetos aprovados no último edital nacional do PET-Saúde. A iniciativa fortalece a atuação em rede entre ensino superior e serviços públicos de saúde, promovendo soluções inovadoras com uso de tecnologia da informação em benefício da população.