Atualização: 27/06/2024 às 10:09

Alunos da UFC Crateús participam do evento Dario Tech em Ipueiras

Alunos da UFC Crateús no evento Dário Tech

Na sexta-feira, 7 de junho de 2024, alunos da UFC Crateús participaram do Dario Tech, um dos maiores eventos de tecnologia da região, realizado na Escola Profissionalizante Dário Catunda Fontenele em Ipueiras. Quinze alunos, acompanhados pelo professor Rennan Dantas, apresentaram projetos desenvolvidos pelo campus de Crateús.

Os alunos destacaram as ações do projeto GATECH (Garotas Tech dos Sertões de Crateús), coordenado pela professora Amanda Venceslau, que promove atividades integrativas entre profissionais e estudantes universitários da área de Tecnologia da Informação e escolas da região. Também foram apresentados o projeto LEXIM3D, coordenado pelo professor Arnaldo Barreto, focado na disseminação de conhecimentos em Modelagem e Impressão 3D, e o Engine Lab, um laboratório de pesquisa e desenvolvimento em engenharia de software coordenado pelo professor Wellington Franco.

Além desses, os alunos também apresentaram as ações das coordenações dos cursos de Ciência da Computação (CC) e Sistemas de Informação (SI) e do laboratório Mandacaru.dev, coordenado pelo professor Emerson.

O Dario Tech reuniu estudantes e empresas de TI de vários municípios, proporcionando um encontro enriquecedor entre academia e mercado. A parceria com a UFC fortaleceu ainda mais o evento, trazendo estudantes de diversos campi e ampliando as oportunidades de colaboração e desenvolvimento tecnológico na região.

Confira abaixo dois relatos sobre o evento, o primeiro é do Elimar Ximenes, ,aluno do curso de Sistemas de Informação que participou do evento, e o segundo relato é do João Paulo, professor da Escola Dario Catunda e um dos organizadores do evento.

Relato do Elimar Ximenes

Participar do evento Dario Tech em Ipueiras foi uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante. Desde o momento em que chegamos à cidade, fomos recebidos com muita hospitalidade pelos organizadores e pela comunidade local.

A oportunidade de interagir com alunos do ensino médio, prestes a entrar no ensino superior, e poder falar sobre os cursos de TI da UFC de Crateús, tirar dúvidas e inspirá-los a seguir uma carreira na área de tecnologia foi, sem dúvida, muito gratificante.

Além disso, as atividades programadas foram muito bem organizadas e abrangentes. As palestras e workshops foram extremamente importantes, tanto para a comunidade local quanto para os universitários da UFC de Crateús e demais participantes do evento.

Relato do Professor João Paulo

O evento Dario Tech para estudantes de tecnologia é uma iniciativa dos cursos do eixo de Informação e Comunicação da Escola Estadual de Educação Profissional Dario Catunda Fontenele, localizada em Ipueiras, Ceará. Realizado em 2024, o evento contou com a participação de cinco escolas profissionais da região, provenientes das cidades de Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Ipu, Guaraciaba do Norte e São Benedito, todas trazendo turmas de cursos técnicos em tecnologia.

A Escola Dario Catunda, que atualmente possui cinco turmas na área de TI nos cursos de Informática, Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, juntamente com as demais escolas convidadas, totalizou dez turmas de tecnologia e mais de 500 estudantes presentes.

O evento contou com a presença de diversas empresas e convidados do setor tecnológico, que contribuíram com palestras e workshops em várias áreas da tecnologia. Uma parceria destacada foi com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que apoia o evento anualmente. Neste ano, universitários dos campus de Sobral, Crateús e Quixadá estiveram presentes, apresentando projetos e participando de palestras e rodas de conversa, especialmente direcionadas aos estudantes do terceiro ano do ensino médio. Essa interação visa facilitar a transição dos alunos do ensino médio para a universidade, proporcionando uma valiosa troca de experiências. A participação da UFC tem sido fundamental para inspirar e conquistar futuros universitários a cada ano.

Participação do Campus da UFC em Crateús no Dario Tech 2024.