Atualização: 13/09/2024 às 13:51

Aluno da UFC Crateús é premiado na ERCEMAPI com projeto de monitoramento de colmeias por IoT

WhatsApp Image 2024-09-13 at 13.11.33

Entre os dias 11 e 13 de setembro, aconteceu em Parnaíba, Piauí, a XII Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI), um dos principais eventos científicos voltados à promoção da ciência e pesquisa na área da Computação na região Nordeste. O evento contou com a realização paralela do XVI Encontro Unificado de Computação do Piauí (ENUCOMPI), que atuou como evento satélite, fortalecendo ainda mais o intercâmbio acadêmico na área.

Dentre os destaques da edição de 2024, o aluno Raylander Marques, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Crateús, recebeu o prêmio de melhor resumo expandido por sua pesquisa intitulada “Sistema IoT de Monitoramento de Colmeias de Abelhas Apis Mellifera (Colmeia Inteligente)”. O trabalho, que propõe o uso de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para monitorar colmeias, visa otimizar o controle e a gestão das colônias de abelhas, fundamentais para a preservação e manutenção da biodiversidade.

A pesquisa premiada é resultado de uma parceria entre o IFCE de Boa Viagem e o Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS), além de contar com o suporte do Laboratório de Inovação para o Desenvolvimento do Semiárido (LISA). O projeto é financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) por meio do programa Bolsista de Produtividade do Interior.

A premiação de Raylander Marques reforça a importância do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do semiárido brasileiro, além de destacar a relevância das pesquisas científicas desenvolvidas na região.