Sobre o Campus

O Campus de Crateús foi criado na Universidade Federal do Ceará pela Resolução Nº 26/CONSUNI, de 14 de dezembro de 2012. A criação dessa unidade acadêmica se deu no contexto de expansão e interiorização do acesso ao ensino superior implementada no período de 2003 e 2014.

A interiorização proporcionou o aumento de vagas públicas que se diferenciou do tradicional modelo de oferta de vagas nas capitais. Essa expansão, que é absolutamente indispensável para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, é o instrumento que permite que seja suprida a carência de profissionais qualificados em áreas estratégicas, não apenas na região em que se situa, mas em todo o país. Neste contexto, é que no Campus de Crateús foram implantados cursos voltados para as engenharias e computação, que são áreas estratégicas para o desenvolvimento.

Bloco Administrativo

As atividades acadêmicas do Campus de Crateús tiveram início no segundo semestre de 2014, com a oferta da primeira turma do curso de Ciência da Computação. No primeiro semestre de 2015, iniciaram-se as atividades dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sistemas de Informação. Com a oferta do curso de Engenharia de Minas, no primeiro semestre de 2016, passaram a funcionar os cinco cursos previstos para a implantação do campus.

Bloco Didático

Missão

A missão da Universidade é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

Visão

Consolidar-se como instituição de referência no ensino de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu), de preservação, geração e produção de ciência e tecnologia, e de integração com o meio, como forma de contribuir para a superação das desigualdades sociais e econômicas, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

Fonte: Portal da UFC