Start Day conecta estudantes e lideranças do empreendedorismo em Crateús

A Universidade Federal do Ceará, campus Crateús, sediou no dia 30 de abril de 2025 o Start Day — evento promovido pelo projeto StartUFC em parceria com o SEBRAE Crateús, o Hub Corredores Digitais da Secitece e empresas regionais. A iniciativa buscou estimular a cultura empreendedora e a inovação entre estudantes e a comunidade, promovendo trocas de experiências com profissionais que atuam diretamente no desenvolvimento local.
Pela manhã, o público acompanhou a palestra “Explorando o potencial empreendedor”, com Kelvin Lessa, representante do Corredores Digitais, seguida do workshop “Do zero ao time: conectando pessoas e ideias”, também com Lessa. Às 12h, a programação incluiu uma apresentação musical com a dupla Vitória e André, marcando o intervalo de forma descontraída.
A tarde foi dedicada à mesa-redonda “Desafios de inovação nos sertões de Crateús”, com a participação de nomes relevantes do empreendedorismo local: Samara Lima (O’docce), Paulo Vinícius (Planet NET), Gabrielly Soares (Centro Clínico Integrare) e Gramsci Mota (Nobre Lar Engenharia e Compensa+). À noite, o público participou de uma mentoria coletiva com foco no desenvolvimento de startups e ideias de negócios.
Para o subcoordenador do evento, Frankecion Bernardino, o Start Day foi uma oportunidade de integrar a universidade ao ecossistema de inovação regional. “A proposta do Start Day é “unir o empreendedorismo local, engajando os alunos a criarem startups e empreender” afirmou.