UFC Crateús é contemplada com edital internacional FUNCAP e fortalece a internacionalização com parceria França-Brasil

O campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús alcançou um marco significativo ao ser contemplado no edital nº 02/2025 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio do Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Ceará. O projeto aprovado estabelece uma colaboração científica internacional entre o Laboratório de Ecotoxicologia e Avaliação Ambiental (LEAA) da UFC Crateús e o laboratório GEPEA (Génie des Procédés Environnement - Agroalimentaire) TEAM da Université de Nantes, na França.
Sob a liderança da Profa. Dra. Thayres de Sousa Andrade, o projeto visa fomentar parcerias científicas entre pesquisadores cearenses e instituições francesas. As atividades incluem intercâmbio de pesquisadores, conferências, treinamentos em tecnologias de monitoramento ambiental e o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras para o tratamento de poluentes. Essa iniciativa está alinhada ao objetivo do edital de promover colaborações entre equipes francesas e brasileiras, possibilitando o intercâmbio de pesquisadores entre instituições da França e do Ceará .
A conquista representa um avanço estratégico para a internacionalização do campus de Crateús, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e metodologias avançadas em ecotoxicologia e engenharia ambiental. O projeto fortalece o papel da UFC Crateús como polo de referência científica no semiárido brasileiro e contribui para a formação de estudantes e jovens pesquisadores em colaboração com uma universidade de excelência na Europa.
Além da Profa. Dra. Thayres de Sousa Andrade, do LEAA/UFC Crateús, o projeto conta com a parceria do laboratório GEPEA-TEAM da Université de Nantes, liderado pela Profa. Marie José Durand e pelo Prof. Gérald Thouand. Participam também outros docentes, pós-doutorandos, doutorandos e estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e da França, fortalecendo a cooperação científica internacional.