Você está aqui:
Atualização: 01/08/2024 às 19:57

Fotografia como ferramenta de memória: curso do projeto Fronteiras de Memórias inicia capacitação com atingidos pela Barragem de Fronteiras

Curso de Capacitação Básica em Fotografia, promovido pelo Projeto Fronteiras de Memórias, vinculado ao GEPIA, destinado aos atingidos pela construção da Barragem de Fronteiras, é realizado com êxito na UFC – Campus Crateús.

Bruno Nobre, discente da UFC, 27 de julho, 2024.
Bruno Nobre, discente da UFC, 27 de julho, 2024.

No último sábado, dia 27 de julho, foi realizado com sucesso o primeiro encontro do curso Capacitação Básica em Fotografia, oferecido pelo projeto Fronteiras de Memórias, vinculado ao Grupo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Agroecologia (GEPIA), projeto selecionado por edital do PPCA/UFC.

O curso está sendo facilitado pelo Fotógrafo e Artista Visual Emrah Kartal e tem como objetivo principal capacitar as comunidades atingidas pela construção da Barragem de Fronteiras a realizarem registros fotográficos mais precisos de seus territórios. Emrah Kartal colabora voluntariamente, compartilhando seu vasto conhecimento e habilidades em técnicas fotográficas. A iniciativa visa contribuir para a preservação das memórias e da cultura local, fortalecendo a identidade e a história e a cultural locais.

"Estamos muito satisfeitos com a participação de representantes das comunidades Ibiapaba, Poti, Cabaças, Barra do Rio, Palmares I, Palmares II, Curral Velho e Santa Luz, que confiaram em nosso trabalho e se inscreveram no curso. A presença ativa deles é fundamental para o sucesso deste projeto", relata Bruno Nobre (um dos bolsistas do projeto).

O projeto conta com a contribuição dos bolsistas Bruno Nobre, Thaiara Basílio e Taynara Martins,  e da professora Luana Viana, coordenadora do projeto, além de outros colaboradores internos e externos.