Fotografia como ferramenta de memória: curso do projeto Fronteiras de Memórias inicia capacitação com atingidos pela Barragem de Fronteiras
No último sábado, dia 27 de julho, foi realizado com sucesso o primeiro encontro do curso Capacitação Básica em Fotografia, oferecido pelo projeto Fronteiras de Memórias, vinculado ao Grupo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Agroecologia (GEPIA), projeto selecionado por edital do PPCA/UFC.
O curso está sendo facilitado pelo Fotógrafo e Artista Visual Emrah Kartal e tem como objetivo principal capacitar as comunidades atingidas pela construção da Barragem de Fronteiras a realizarem registros fotográficos mais precisos de seus territórios. Emrah Kartal colabora voluntariamente, compartilhando seu vasto conhecimento e habilidades em técnicas fotográficas. A iniciativa visa contribuir para a preservação das memórias e da cultura local, fortalecendo a identidade e a história e a cultural locais.
"Estamos muito satisfeitos com a participação de representantes das comunidades Ibiapaba, Poti, Cabaças, Barra do Rio, Palmares I, Palmares II, Curral Velho e Santa Luz, que confiaram em nosso trabalho e se inscreveram no curso. A presença ativa deles é fundamental para o sucesso deste projeto", relata Bruno Nobre (um dos bolsistas do projeto).
O projeto conta com a contribuição dos bolsistas Bruno Nobre, Thaiara Basílio e Taynara Martins, e da professora Luana Viana, coordenadora do projeto, além de outros colaboradores internos e externos.