Atualização: 30/06/2023 às 10:40

Discentes do Campus de Crateús visitam maior mina a céu aberto do mundo

Os discentes Gabrielle Araujo, João Pedro e Joice Paiva, do curso de Engenharia de Minas do Campus da UFC em Crateús, realizaram no dia 21 de março de 2023 uma visita a Mina de Carajás, localizada no estado do Pará, considerada a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo.

Foto: Arquivo pessoal

A visita foi um prêmio que os alunos receberam pela conquista do 1ª lugar no III Kunnskap Game, um jogo ao vivo transmitido via YouTube de perguntas e respostas no qual são testados os conhecimentos de Engenharia de Minas, nesta edição participaram equipes de 9 instituições de ensino superior.

Depoimentos

Sobre a visita, João Pedro destaca que “Sem dúvidas, visitar a unidade Serra Norte de Carajás foi uma das experiências mais magníficas que tive em minha caminhada acadêmica. Acompanhar a operação da mina com os caminhões fora de estrada e caminhões autônomos, visitar a mina, acompanhar as equipes de planejamento, operação, geologia, geotecnia e dimensionamento […].”

A visita ao empreendimento proporcionou também uma vivência junto aos profissionais da área, como salienta a discente Joice Paiva: “Conhecer de perto os profissionais atuantes na área, seus conhecimentos e experiências de vida, sem dúvida contribuiu para minha formação acadêmica e profissional, despertando ainda mais meu desejo em seguir a carreira de Engenheira de Minas!”

Acerca da participação no game, a aluna Gabrielle Araújo enfatiza que “Participar do Kunnskap foi uma iniciativa de três amigos que dividem sonhos e ideias juntos. Primeiro era só um game que estávamos participando, mas quando passamos para a fase final e tivemos apoio dos nossos professores e amigos, isso encheu meu coração de alegria pois, ganhar um game nacional sendo estudante no interior e com pouca infraestrutura, aquilo me mostrou que posso ser capaz de realizar o que for.”

Sobre o Kunnskap

A iniciativa é um projeto de extensão e tem como idealizadores alunos de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo do projeto é a difusão, de forma interativa e gratuita, de conhecimentos sobre Mineração.