Atualização: 23/09/2022 às 14:01

Estudantes e docentes já podem cadastrar documentos de estágio no SIGAA; conheça a novidade

Estudantes e docentes da Universidade Federal do Ceará contam com uma nova ferramenta para cadastrar documentos de estágios obrigatórios e não obrigatórios. O módulo de Estágios do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) agora permite o cadastro de documentos do tipo Termo de Compromisso de Estágio, Aditivo, Relatório e Rescisão de Estágio sem a necessidade de agendamento virtual na Agência de Estágios.

Para acessar essa funcionalidade, o discente deve estar logado no SIGAA, entrar no Portal do Discente, abrir a aba “Estágios”, fazer a opção pelo tipo de documento do seu interesse, inserir os dados solicitados e encaminhar para o professor orientador pelo próprio sistema. Ao ser notificado pelo e-mail cadastrado no SIGAA, o docente orientador deverá acessar o módulo estágio do SIGAA no Portal do Docente, entrar na aba “Estágios” e analisar as solicitações pendentes para verificar a conformidade das atividades informadas. No caso do Termo de Compromisso de Estágio, o docente deverá avaliar somente a compatibilidade entre as atividades previstas para o estágio com a proposta pedagógica do curso no qual o discente está matriculado.

Após a aprovação pelo professor orientador, o aluno receberá a notificação por e-mail para acessar novamente o SIGAA e imprimir o documento que deverá ser assinado pelo representante da empresa/organização onde irá estagiar. Uma vez que as assinaturas estejam coletadas, o discente deverá escanear o documento, fazer o upload do arquivo no próprio SIGAA e submeter à homologação da Agência de Estágios.

A Agência de Estágios verificará as informações e os documentos enviados pelo aluno e, caso esteja em conformidade com a legislação, homologará o estágio e enviará o Termo de Compromisso de Estágio para o discente pelo próprio SIGAA.

A nova ferramenta foi desenvolvida em uma parceria da Agência de Estágios com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC com o objetivo de dar continuidade ao processo de informatização dos procedimentos de estágios sem a necessidade de agendamento prévio.

O passo a passo da nova funcionalidade está disponível no Manual do Módulo Estágios do SIGAA. Até que a ferramenta esteja sob pleno domínio de alunos e docentes, a Agência manterá o agendamento virtual diário no SIGAA. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail estagios@ufc.br.

Fonte: Agência de Estágios da UFC – e-mail: estagios@ufc.br