Você está aqui:
Atualização: 23/09/2025 às 08:45

Egressos do Campus da UFC em Crateús são premiados em eventos nacionais da área de mineração

Pesquisas desenvolvidas por egressos do Campus da UFC em Crateús se destacaram em eventos de mineração, rendendo prêmios e reconhecimento nacional.

Foto: CBMinas
Foto: CBMinas

Egressos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús conquistaram destaque em eventos de relevância nacional voltados ao setor da mineração. As premiações reconhecem pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico que apresentam soluções técnicas e contribuições científicas para a área.

No 12° Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMina) realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) entre os dias 26 e 28 de agosto, em Ouro Preto (MG), o egresso Bruno Anchieta Viana, juntamente com os autores Francisco Diones Oliveira Silva, Wollker Cunha Soares, José de Araújo Nogueira Neto e Martha Noélia Lima, recebeu o 2º lugar com o trabalho intitulado “Potencial de aproveitamento do resíduo do Quartzito Taj Mahal para produção de silício de grau metalúrgico”. A equipe foi premiada com R$2.600,00. “Fiquei muito feliz com a premiação, o nosso trabalho evidenciou o potencial do nosso campus, como referência na produção de trabalhos de alta qualidade, relevância técnica e contribuição científica para a nossa região e estado”, destacou Bruno.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Já no Programa Desenvolver Vale 2025, realizado no dia 10 de setembro, o egresso Danilo José da Silva conquistou o 1º lugar na categoria de Perfuração e Desmonte com o trabalho “Criação de um modelo para previsão de vibração induzida por desmonte”. O prêmio, no valor de R$5.000,00, foi concedido pela proposta de solução baseada em pesquisa aplicada e análise de dados.

“Ao longo dos últimos meses tive a oportunidade de participar como mestrando no Programa Desenvolver Vale 2025, um concurso com foco em desafiar os estudantes para propor soluções em função dos desafios rotineiros do setor da mineração. O desafio de Perfuração e Desmonte que participei era a criação de um modelo para previsão de vibração induzida por desmonte. Tive a oportunidade de pesquisar, estudar e aprender sobre o tema e onde o desafio foi  propor uma solução em função do estudo dirigido e base de dados fornecido. Fiquei muito honrado em receber o prêmio em primeiro lugar como melhor solução no tema de Perfuração e Desmonte. Agradeço a UFOP, UFC e a Vale pelo apoio aos estudantes”, declarou Danilo.

As conquistas refletem a relevância das pesquisas desenvolvidas no Campus da UFC em Crateús e reforçam a contribuição da instituição para a formação de profissionais capacitados, capazes de propor soluções inovadoras e de impacto para os desafios do setor mineral em âmbito regional e nacional.