Catálogo de Serviços e Produtos

Assistência Estudantil

Atuar na interlocução entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e o Campus de Crateús e auxiliar nas atividades administrativas da assistência estudantil (prestar informações às solicitações de auditoria, seja externa seja interna; emissão de folha de pagamento, etc).

Saiba mais sobre o serviço

Serviço de Acompanhamento Discente

O serviço de acompanhamento discente é realizado pela Técnica em Assuntos Educacionais que objetiva auxiliar o aluno a planejar, organizar e direcionar ações que contribuam no processo de ensino-aprendizagem, além de promover um acompanhamento regular, a fim de auxiliar o
estudante a obter um aprendizado mais eficiente e maior desempenho acadêmico.

Serviço de Nutrição

Considerando os benefícios que uma alimentação equilibrada pode trazer, o Serviço de Nutrição da UFC Crateús deseja contribuir com a saúde e informação através de ações coletivas de educação nutricional e aconselhamento nutricional individual para patologias, alergias, necessidades especiais ou para aqueles que desejam apenas melhorar o perfil de sua alimentação com vistas a aumentar sua qualidade de vida e saúde.

Serviço de Psicologia

O setor tem como objetivo fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, agir sobre os processos de transição para o Ensino Superior e integração à Universidade. Busca melhorar a qualidade das vivências acadêmicas, promoção do desenvolvimento integral do aluno, além de minimizar dificuldades de desempenho acadêmico, dificuldades afetivas e casos de evasão universitária.

São ofertados atendimento em Psicoterapia Breve para situações relacionadas às dificuldades pessoais e afetivas do estudante. Também é ofertado atendimento educacional com o objetivo de ajudar o estudante a desenvolver habilidades de estudo e organização e superar dificuldades de aprendizagem.

Serviço Social

As expressões da questão social são objeto de intervenção do assistente social, que realiza a análise crítica da realidade, e constrói estratégias necessárias para responder às demandas sociais. Portanto, o assistente social realiza atendimento das demandas por auxílios ofertados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- PRAE (Auxílio Creche, Auxílio Emergencial, Auxílio Moradia, Bolsa de Iniciação Acadêmica, Isenção da Taxa do Restaurante Universitário), conforme validado pela Resolução nº 08/CEPE, de 26 de abril de 2013, Anexos XI, XIII e XXI ad referendum (de 21 de junho de 2016), e em consonância com o Decreto nº 7.234/2010, referente ao Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Inclusive orienta e encaminha os estudantes, conforme a demanda apresentada, para acesso a rede intersetorial do município de Crateús, dentre outros.

Serviço de Tradução e Interpretação de Libras

O trabalho do tradutor e intérprete de Libras é linguístico e tradutório, ele é o canal de comunicação entre o surdo e os alunos, professores e comunidade. No aspecto Educacional, ele interpreta todas as atividades didático-pedagógicas e culturais, para isso, precisa ter acesso a todas as informações, utilizando-as com ética, sigilo e responsabilidade social.

Sendo seus serviços:

- Interpretar eventos, aulas, reuniões e atividades culturais diversas na comunidade acadêmica.

- Assistência na divulgação e promoção da Libras e sua Comunidade Surda.

- Traduzir textos acadêmicos e produtos informacionais em Libras/Língua Portuguesa para pessoas surdas da comunidade universitária.

Entre em contato com a Divisão de Apoio Educacional para mais informações: dae@crateus.ufc.br.